Ícone do site Tribuna de Minas

Coletivo Causos Gerais lança documentários sobre personalidades de Guarani

Causos Gerais
PUBLICIDADE

O Coletivo Causos Gerais lançou, no YouTube, dois documentários sobre importantes nomes da cultura de Guarani, cidade localizada a 72 quilômetros de Juiz de Fora. Com direção do coordenador e fundador do coletivo, Pablo Melo, os curtas destacam o Mestre Minueto, um dos responsáveis pela criação da Escola de Samba Turunas do Humaitá, e Cesár Ornellas, fundador do Teatro de Câmara. Os trabalhos já estão disponíveis e foram realizados através da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com apoio institucional da Prefeitura de Guarani.

“Samba da minha vida”, um dos documentários elaborados pelo coletivo, tem como principal foco o Mestre Minueto, conhecido como Mestre Mim. A partir de seu relato, ele conta como nasceu a Turunas do Humaitá e, dessa forma, a trajetória do samba em Guarani. Na entrevista feita pelo Causos Gerais, ele compartilha ainda suas memórias e vivências em uma ocasião especial: no ano em que foi o samba-enredo da escola que ajudou a fundar, no quintal de Vovó Cotinha.

PUBLICIDADE


Já “César Ornellas: Uma retrospectiva em um legado cultural” explora a história de César Ornellas, que fundou o Teatro de Câmara, e o legado que ele deixou em Guarani. Quem conta suas histórias são as pessoas que participaram do espaço que fundou. Elas ajudam a reconstruir o impacto deixado por César na cena cultural da cidade. O documentário do Causos Gerais eterniza esses momentos, além das entrevistas, com imagens de arquivo e, assim, presta uma homenagem a César e ao seu trabalho artístico, que abrange toda a região de Guarani.

PUBLICIDADE

Ambos os documentários foram realizados em colaboração com as instituições referidas, o Teatro de Câmara de Guarani e a Escola de Samba Turunas do Humaitá.

PUBLICIDADE

Outras produções

Neste mês, além dos dois documentários sobre personalidades de Guarani, o Coletivo Causos Gerais participa da celebração dos 20 anos do Cultura Viva, a partir da campanha “Julho Cultura Viva Pelo Brasil”, realizada em parceria com a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) e com o apoio do Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas.

Nesse sentido, foi lançado, no último sábado (13), o documentário culinário “Criando vínculos (raízes fortes e alimentos frescos) – Pão de queijo”. O curta tem como objetivo documentar brevemente as etapas de produção do pão de queijo feito em casa, desde o leite ao queijo, produzidos e compartilhados pelos vizinhos.

PUBLICIDADE

Sobre o Causos Gerais

O Coletivo Causos Gerais tem como objetivo produzir e divulgar pesquisas e trabalhos artísticos sobre temáticas que abordam cultura popular, tradição e memória afetiva. A partir dos trabalhos produzidos, sendo eles entrevistas, documentários, fotografias e resenhas, o intuito é defender e difundir a cultura nacional e, principalmente, a local. Outros trabalhos podem ser conferidos no Instagram.

Sair da versão mobile