Ícone do site Tribuna de Minas

Juiz-Forana lança livro ‘A Lagarta e a Borboleta’

WhatsApp Image 2024 04 15 at 20.03
“Juntou a escrita com a literatura e a música, e elas se entrelaçaram na minha vida. Essa paixão por criar veio dessa combinação de explorar e me conectar com essas três formas de artes”. (Foto: Arquivo pessoal)
PUBLICIDADE

“Desde muito jovem eu me encontrei na escrita, eu acredito que é a minha voz mais verdadeira. É onde eu consigo expressar quem eu sou e o que eu sinto através das palavras”, expressa a educadora Vanessa Borges, que terá o lançamento de seu primeiro livro “A Lagarta e a Borboleta”, nesta quarta-feira (17), às 19h. 

Vanessa é uma educadora que está sempre em busca de seu crescimento pessoal e profissional. Atualmente, a jovem tem especialização em Psicopedagogia e está imersa na Pedagogia Waldorf – abordagem baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco Rudolf Steiner, que busca integrar, de maneira abrangente, o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos.  A autora é testemunha do poder da dedicação e do aprendizado contínuo para a busca de novos ​conhecimentos e habilidades.

PUBLICIDADE

Sua paixão pela leitura vem desde pequena. Na escola, a biblioteca era um de seus lugares favoritos. “Eu adorava ficar entre os livros em busca de conhecimento, de inspiração”. Além da literatura, a arte sempre foi algo encantador para a jovem, visto que, com ela, é possível expressar as emoções de uma forma especial. “Juntou a escrita com a literatura e a música, e elas se entrelaçaram na minha vida. Essa paixão por criar veio dessa combinação de explorar e me conectar com essas três formas de artes”.

PUBLICIDADE

A educadora conta que, ainda na infância, se apaixonou por um livro na biblioteca, o qual leu e releu inúmeras vezes. “Dormi várias noites com o livro embaixo do travesseiro”. A paixão era tanta que não conseguia largar o livro, sendo chamada sua atenção várias vezes na biblioteca, que pedia o retorno da obra. “A história era incrível e eu queria ser aquela personagem. Esse foi um testemunho do quanto essa magia dos livros me envolvia e me transportava para os meus mundos internos”, completa.

A Lagarta e a Borboleta

Inspirado na metamorfose da lagarta para borboleta, o livro aborda esse processo natural que simboliza transformação e crescimento. (Foto: Divulgação)

Inspirado na metamorfose da lagarta para borboleta, o livro aborda esse processo natural que simboliza transformação e crescimento. “Escolhi esse tema para um livro infantil porque a metamorfose é uma metáfora poderosa para as mudanças que as crianças enfrentam ao crescerem”, afirma a autora. 

PUBLICIDADE

Vanessa explica que essa história vai ao encontro com sua própria biografia, na qual, após lecionar por 15 anos, decidiu que precisava viver outros “voos” e abriu, agora, uma editora. “Quero fazer chegar, através das histórias, conteúdos que preencham os corações das crianças de todo o mundo”.

O poder das histórias

A autora acredita que as histórias, principalmente as desenvolvidas para o público infantil, têm um certo poder. Nesse contexto, com seu livro, Vanessa pretende mostrar para as crianças que as transformações podem ser belas e positivas, ajudando-as a lidar com essas mudanças, mesmo que pareçam, inicialmente, desconfortáveis.

PUBLICIDADE

Além disso, ao trazer a ideia de que cada etapa do processo é importante e a necessidade da persistência, exemplificados no livro na forma como a lagarta supera desafios para se tornar uma borboleta, é possível promover diferentes valores, como a aceitação. “Acredito que, dentro de nós, essas forças de aceitar, persistir e mudar, existem naturalmente e precisam apenas de um ‘start’ para serem despertadas”.

“Minha própria jornada influenciou a criação deste livro, ao me inspirar a compartilhar mensagens de esperança e resiliência com crianças que enfrentam mudanças em suas vidas. Profissionalmente, minha experiência em educação infantil e escrita também contribuíram para dar vida à história. Ao longo do caminho precisei morrer e nascer muitas vezes” expressa a autora. 

Papel dos educadores

Vanessa Borges, em seu livro “A Lagarta e a Borboleta”, destaca a importância da arte e da narrativa biográfica na educação. Ela enfatiza como esses elementos permitem que as crianças se identifiquem com personagens e histórias, explorando diversos arquétipos que representam partes da alma humana. Essa visão ressalta o potencial da arte e da narrativa como ferramentas poderosas para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.

PUBLICIDADE

Na sua prática pedagógica, a autora utiliza recursos que ajudam as crianças a elaborar imagens significativas, alimentando assim suas almas e incentivando o desenvolvimento integral. Ela reconhece o papel fundamental dos educadores na criação de um ambiente seguro e acolhedor, onde as crianças possam se transformar e voar livremente, como a borboleta saindo de seu casulo.

Borges expressa sua esperança de que seu livro “A Lagarta e a Borboleta” inspire as crianças a compreenderem que “as mudanças são necessárias e libertadoras” e as encoraje a lidar com processos de transformação. Borges espera que seu livro promova experiências significativas, incentivando a reflexão sobre temas como transformação, aceitação e persistência, tanto para as crianças quanto para seus familiares, ressaltando que “os adultos inspiram as crianças a crescerem.”

Planos Futuros

A educadora revela, ainda, planos futuros de expandir seu trabalho na escrita de livros infantis. Sua próxima obra explorará temas que ressaltam a beleza da vida, mesmo diante das dificuldades e dos desafios. Ela deseja que suas histórias incentivem as pessoas, crianças e adultos, a enxergarem o mundo com bondade e a compartilharem o melhor de si onde quer que estejam. 

PUBLICIDADE

“Viver é Bom! Por isso o próximo tema conta a viagem de uma pombinha que se encanta com a bondade das pessoas no mundo e resolve então entregar o seu melhor por onde  passa”, detalha a autora.

Lançamento 

O livro “A Lagarta e a Borboleta” será lançado nesta quarta (17), às 19h, na Colmeia Escola Waldorf, situada na Rua Santos Dumont 420, com entrada franca. O evento contará com uma noite de caldos, que contará com preços simbólicos para contribuir com a escola.

O livro já está disponível para venda e pode ser adquirido pelo Mercado Livre, por meio deste link.

*Estagiária sob a supervisão do editor Marcos Araújo. 

Sair da versão mobile