Ícone do site Tribuna de Minas

Casas fechadas e mesas a menos: atividade noturna sofre impacto

cultural
PUBLICIDADE

Diante da disseminação do coronavírus pelo Brasil e pelo mundo, novas suspensões atingem a agenda cultural de Juiz de Fora, que contabiliza dois casos confirmados até a tarde desta terça-feira (17). Programado para este sábado (21), comemorando o aniversário do Cultural Bar, o show do cantor Emmerson Nogueira foi adiado pela casa localizada na Avenida Deusdedit Salgado. Em nota em suas redes sociais, a casa noturna anunciou o adiamento de toda a sua programação. “Pedimos para que todos que compraram ingressos para algum dos shows na casa, que não os devolvam de imediato. Eles seguirão válidos para as novas datas e, como agradecimento pela confiança, quem os mantiver e for aos eventos receberá um brinde/presente nosso, pelo apoio nesse momento crítico”, solicitou em comunicado. Localizado no Centro da cidade, na Praça Antônio Carlos, o Bar da Fábrica também informou sobre a suspensão de suas atividades em março. “Agradecemos a compreensão neste momento difícil e esperamos que a situação se resolva o mais breve possível com a união, consciência, comprometimento e empatia de todos”, destacou a nota, publicada nas redes sociais da casa.

Horas depois de o prefeito de Juiz de Fora Antônio Almas recomendar que eventos privados com lotação de cem pessoas sejam suspensos, diferentes casas noturnas da cidade se uniram à onda de adiamentos que atinge a cultura local. Por tempo indeterminado o Muzik, na Rua Espírito Santo, decidiu interromper suas atividades. “Nessa semana, iniciaríamos a nossa parceria com o São Bartolomeu, com um inventivo cardápio criado especialmente para o Muzik, além da ampliação dos nossos dias e horários de funcionamento, mas, por hora, vamos priorizar a necessidade do cuidado, prevenção e precaução diante da atual situação epidêmica mundial dado a propagação da Covid-19”, lamentou o informe da boate. Também adiou seu evento programado para o sábado (21) o Jolly Rogers, com a promessa de remarcar o conjunto de shows beneficentes. Outra casa noturna, a Danke Club, no Aeroporto, também suspendeu toda a programação por tempo indeterminado e, via redes sociais, informou sobre procedimento para reembolso de ingressos já vendidos.

PUBLICIDADE

Bares e restaurantes investem em delivery

Lançado nesta segunda-feira (16), um guia prático com medidas preventivas de combate ao vírus transmissor da Covid-19 é a principal ferramenta de conscientização proposta pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel. O material, distribuído pela internet, reúne informações sobre a doença e recomendações acerca da separação das mesas, do uso de ar-condicionado, da relação entre funcionários, higienização e a importância de receber e transmitir informações seguras. De acordo com Laila Saibler, diretora executiva da Abrasel Zona da Mata, a entidade recomenda que as casas reduzam para 30% sua ocupação, permitindo, assim, que exista um espaço razoável e seguro entre as mesas. Também aponta para a necessidade de que os estabelecimentos disponibilizem álcool em gel. “Essa cartilha veio diretamente da Abrasel nacional e respeitamos o que eles deliberam”, diz a gestora, para em seguida avaliar a situação na região. “Nossos associados ainda não estão fechando as portas. Muitos deles estão proporcionado opções diferenciadas para o delivery e tomando as medidas necessárias e recomendadas.”

PUBLICIDADE

Em comunicado, a Bravo Beer, casa no Teixeiras, informou sobre a suspensão dos eventos realizados aos sábados e domingos, mas garantiu a permanência das portas abertas, com “redução drástica da capacidade e assumindo procedimentos de prevenção como uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel. Seguindo a tendência apontada por Laila, o restaurante e cervejaria ainda aposta no delivery tanto de itens alimentícios quanto de garrafas e barris de chope. Diferentes estabelecimentos da cidade investem no reforço aos serviços de entrega, como a tradicional padaria Maxi Pão, que disponibilizou em suas redes sociais um contato telefônico para tele-entregas, além dos aplicativos de de entrega de comida pela internet. Em tempo de novas configurações de relações e convívio, negócios baseados em tais lógicas precisam se reinventar. Junto do guia prático, a Abrasel lançou, ainda, um selo para seus estabelecimentos, identificando espaços seguros. Segundo Laila Saibler, muitas casas estão dando lugar de destaque ao selo, para impedir um esvaziamento de seus salões. “Em casas noturnas temos efetivamente aglomerações, não tem como distanciar as pessoas. Quanto aos restaurantes, manteremos as políticas de precaução até quando acharmos que é seguro. A partir do momento em que recebermos alguma recomendação diferente, isso será revisto”, assegura a diretora executiva da entidade na Zona da Mata.

Sair da versão mobile