A Funalfa divulgou, neste sábado (17), nota sobre a morte do poeta Wanderson Luís de Souza, conhecido como “Wandim”. O jovem, de apenas 22 anos, era assistido pela Secretaria de Assistência Social (SAS), e se destacou em 2019 quando venceu competições de slam municipal e estadual, aos 18 anos. A causa da morte e informações sobre velório e sepultamento não foram divulgadas.
Wandim era talentoso e considerado promissor na poesia. Em entrevista à Tribuna, em 2020, ele contou que fazia uma campanha para arrecadar recursos e representar o Brasil em Paris, na França, na Copa do Mundo de Slams Poéticos – sonho que foi interrompido à época pela pandemia.
O jovem foi para um abrigo com apenas 6 anos de vida; aos 9, foi adotado por tios. Quando tinha 13 anos, enfrentou a morte da mãe. Aos 15, devido a problemas familiares, se envolveu com drogas, tanto vendendo para ter o que comer e onde morar como também consumindo. Em 2018, recebeu a proposta de voltar a um abrigo e sair desse universo, foi nesse período que começou a escrever poesias. Onde muitas vezes relata as dificuldades que havia enfrentado na vida.