Ícone do site Tribuna de Minas

Sábado tem cultura e diversão por toda parte

a discotecagem de edson leao e uma das atracoes da ultima edicao do som aberto em 2017 divulgacao

a-discotecagem-de-edson-leao-e-uma-das-atracoes-da-ultima-edicao-do-som-aberto-em-2017-divulgacao

DJ Onitriz participa do evento organizado pelo Positive Vibration (Foto: Divulgação)
DJ Onitriz participa do evento organizado pelo Positive Vibration (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Parafraseando aquela música dos Titãs, pode-se dizer que em Juiz de Fora “há música por todos os lados, há música em tudo que eu vejo – ou escuto”. Pelo menos neste sábado, em que três eventos acontecem na cidade de forma quase simultânea. Um deles é a última edição de 2016 do projeto Som Aberto, que tem início às 14h na Praça Cívica da UFJF e une a expressão musical com outras formas de fazer arte. Um pouco mais tarde, às 16h, acontece o tradicional Rock de Natal promovido pelo Festival de Bandas Novas, no CCBM; no mesmo horário, mas no Chalé Utopia, no bairro Marilândia, é a vez da segunda edição do Positive Solidário, do projeto Positive Vibration, de caráter beneficente.

Festival de sucesso no campus da UFJF nos anos 70, o Som Aberto retornou este ano em uma iniciativa da Pró-reitoria de Cultura. Em sua sétima e última edição em 2016, o projeto reforça sua proposta de ampliar a diversidade artística, oferecendo ao público shows que vão do choro ao rap, passando pela MPB e outros estilos. Neste sábado, as atrações musicais são Quatro no Choro, o Coral Cesama, Guido Del’ Duca, Contágio e Lúdica Música!, além da discotecagem de Edson Leão e Rosa Martins. Fora da música, a tarde e a noite terão diversas atrações, como apresentações de capoeira, a presença do chargista da Tribuna, Mário Tarcitano, o Grand Bazar e atrações circenses.

PUBLICIDADE
A discotecagem de Edson Leão é uma das atrações da última edição do Som Aberto em 2016 (Foto: Divulgação)

Segundo a pró-reitora de Cultura da UFJF, Valéria Faria, o sucesso do Som Aberto superou as expectativas de seus organizadores, que já fazem planos para continuar as atividades em 2017. “Nossa ideia era recriar o Som Aberto como um evento de integração cultural da universidade com a cidade, mas recebemos uma demanda de propostas maior do que a esperada, e com muita diversidade. O evento só foi crescendo, e acredito que nosso grande acerto foi apostar nessa integração. Foram mais de dez mil pessoas que passaram pelo Som Aberto na última edição, em novembro”, comemora, destacando a variedade que pode ser conferida neste sábado. “Teremos roda de choro, hip-hop, circo, performances, espaço para moda, design, artesanato, culinária… O evento contempla a diversidade dos produtores culturais de Juiz de Fora.”

PUBLICIDADE

Música solidária

Música e conscientização são a ordem do dia no encerramento da temporada 2016 do Festival de Bandas Novas, que realiza no CCBM o Rock de Natal com shows das bandas Roqueberto e Oscarlos, Devorator, Hangover, Kindra, Systema Decadente, Patrula66, Black Butterfly, Royal Hawk e Shieldwall. Além das guitarras, o idealizador do festival, Adriano Polisseni, lembra que o Rock de Natal terá a distribuição de preservativos e de panfletos sobre a prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) tanto no CCBM quanto na Praça Antônio Carlos, onde costuma circular parte do público durante o evento.

Já o Positive Solidário é o braço beneficente do Positive Vibration e acontecerá a partir das 16h no Chalé Utopia, com shows que vão do reggae ao rock, passando pelo rap e hip-hop. “Já confirmaram presença o La Firma Z.O., AudioCrew, Raiz do Lótus e Nego James e Os Aliados. Entre as apresentações, a música ficará por conta dos DJs Drop, Onitrix, MaGreen, Baludin e Roots in Control”, conta um dos organizadores do Positive Solidário, Ricardo Nerval. Para chegar junto, o público precisa doar um brinquedo novo e mais R$ 10, que serão revertidos para pagar os custos do evento e também adquirir mais brinquedos, que serão doados para a Afam (Associação Filantrópica Amor de Mãe).

PUBLICIDADE

Para quem quiser levar os pequenos, haverá cama elástica, algodão doce e oficina de mandala com Nicole Pinheiro. “Tudo de graça para a criançada”, destaca Ricardo.

Sair da versão mobile