
Com comércio variado e Casa do Papai Noel, o complexo Pequena Finlândia é inspirado em vilas do país nórdico
Penedo (RJ) – Fundada por finlandeses, Penedo, distrito de Itatiaia (RJ), ganha ainda mais brilho e alegria com a chegada do Natal. No complexo Pequena Finlândia – um shopping a céu aberto com lojinhas que funcionam em construções inspiradas em vilas típicas do país nórdico -, o Bom Velhinho tem sua casa o ano inteiro, mas, nessa época, vira a principal atração. É ele quem recebe, com largo sorriso, as crianças e principalmente os adultos mais empolgados, em seu traje vermelho impecável. Faça frio ou calor de alto verão brasileiro, não importa, o tonttulakki (gorro em finlandês) não vai faltar.
A pequena Izabel de Oliveira, 5 anos, era uma das muitas crianças que enfrentaram fila no último fim de semana, para conversar com Noel e pedir seu presente: “Quero um Bebê Alive”. Acompanhada da irmã Beatriz, 10, e do pai Rafael, ela veio de Saquarema (Região dos Lagos) para conhecer Penedo pela primeira vez e se encantou. O lugar reflete a simpatia de Papai Noel. As ruas ficam cheias. São turistas de todas as partes do Brasil que chegam para as compras de Natal, em busca de presentes diferenciados, e não saem de mãos vazias.
O comércio oferece desde velas coloridas e perfumadas – tradição de Penedo – ao saboroso chocolate belga da fábrica local Tonttulakki. Os sócios Ricardo Leite e Ricardo Sato, o mestre chocolateiro, se esmeram na elaboração dos produtos, que dão água na boca só de olhar. Além de barras em várias versões, há frutas secas e castanhas banhadas em chocolate, panetones trufados e os “salames” de Natal, recheados com figo, nozes e chocolate. Ao lado, a gelateria de mesmo nome é a sensação nos dias quentes, com 32 sabores de gelato italiano, que vão dos diversos tipos de chocolate aos exóticos mirtilo, romã, cupuaçu, dependendo da temporada da fruta.
A garotada cai na fantasia dos chicletes e balas gigantes, que pintam a boca, da marca importada “Wonka” (da Fantástica Fábrica de Chocolate), à venda na Via Láctea. Já os adultos não resistem à degustação de pastas e geleias produzidas pelo Armazém da Vila. A geleia de rosas é uma delícia. E também não dá para sair daqui sem ter experimentado o bolo húngaro. Mais adiante, são os sabonetes que atraem todos os sentidos. De diferentes origens e aromas, destacam-se nas prateleiras os de fruta e os italianos. O artesanato enche os olhos, com peças únicas em papel machê e madeira.
A exposição da artista Eila Ampula é um dos destaques do 1º Festival de Verão, que recebe shows e atividades infantis até 19 de dezembro em tenda montada em frente à Casa do Papai Noel. A combinação de cores e formas ressalta nas estampas confeccionadas manualmente com perfeição. Crianças, flores, pássaros são temas valorizados pela finlandesa, que morreu, em 2008, aos 92 anos.
Todos os temperos da truta
A gastronomia de Penedo é um caso à parte. A truta, criada na região, reina nos cardápios dos restaurantes. No Jardim Secreto, o chef Fabiano de Almeida prepara a versão do peixe salmonado, com molho de amoras, aspargos frescos e purê de mandioquinha e queijo brie, um dos destaques do cardápio da casa, que é rodeada por exemplares de flores tropicais.
No Jazz Village Bistrô, restaurante do Hotel Pequena Suécia, a truta ganha recheio de queijo brie e vem acompanhada de geleia de pimenta, pesto de coentro e palha de baroa. Mais típico ainda é a bandeja de especialidades suecas “Smörgasbricka”, com petiscos frios, arenque, salsichinhas, almôndegas.
Há mais de dez anos, a casa recebe músicos da região e de renome nacional e internacional para shows de jazz nos fins de semana. O baterista Robertinho Silva se apresentou no último sábado, com seu “violão sem cordas”, contado histórias de apresentações ao lado de nomes como Milton Nascimento e João Donato. Com ele, o duo instrumental Gilson Oliveira (sete cordas) e Giliade Lima (guitarra). Victor Biglione está programado para fazer um tributo a B.B. King na noite de 26 de dezembro.
* Viagem a convite do Hotel Pequena Suécia