O “Harmoniza: II Festival de vinhos e queijos do Caminho Novo” acontece neste final de semana em Juiz de Fora, no estacionamento frontal do Shopping Jardim Norte. O evento, que começa na sexta-feira (18), tem entrada gratuita e oferece ao público conhecer os queijos produzidos na região. São quase uma dezena de produtores do Arranjo Produtivo Local do Queijo Minas do Caminho Novo, com degustação e comercialização dos produtos da região. Os interessados também podem degustar e harmonizar vinhos nacionais e internacionais. A programação ainda conta com workshops e atrações musicais para o público.
O festival, idealizado e produzido pela empresa Vila Brasil de Juiz de Fora, reúne uma variedade de produtos, como minas frescal, minas frescal trufado, minas padrão, meia cura, prato, muçarela, provolone, cobocó, parmesão, reino, emental, gruyere, gorgonzola e queijos autorais. Muitos desses produtos receberam premiações nacionais e internacionais pelo seu sabor e qualidade.
Também serão comercializados os queijos embalados e uma ampla variedade de geleias artesanais, iogurte natural, manteiga, requeijão, doce de leite, mel e pães caseiros. A produção do Harmoniza incentiva, ainda, que os restaurantes parceiros do festival ofereçam produtos exclusivos com os queijos locais, e restaurantes como Pastel com Rock, Relicário, Mr Tugas e Vila Brasil Buffet participam da ação.
Para completar a experiência, os sommeliers responsáveis pela seleção de vinhos do Harmoniza também estão trabalhando no desenvolvimento de uma carta de vinhos exclusiva pensada para harmonizar as bebidas com os queijos dos produtores locais.
Entre os expositores, estão Queijaria La Porta (Belmiro Braga), Laticínios Tortorella (Lima Duarte), Laticínio Lactoni (São João Nepomuceno), Laticínios Dadalt (Juiz de Fora), Laticínios Linda (Juiz de Fora), Queijaria Humaitá de Minas (Juiz de Fora), Queijaria Paiol Velho (Juiz de Fora), Queijaria Palmital (Juiz de Fora) e Laticínios Sabor da Jersey (Juiz de Fora).
A produção conta com o apoio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG/ILCT), Sistema FAEMG | SENAR, Sindicato Rural de Juiz de Fora, Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares, Convention & Visitors Bureau e a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio de financiamento do edital de Fomento a Projetos Turísticos da Secretaria de Turismo (SETUR) e do suporte da Secretaria de Desenvolvimento (SEDIC) e Secretaria de Agricultura (SEAPA), através do Arranjo Produtivo Local do Queijo Minas do Caminho Novo.
APL do Queijo Minas
Durante o festival, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) irá lançar o portal do Arranjo Produtivo Local (APL) do Queijo Minas do Caminho Novo. O lançamento acontece na sexta-feira (18), às 19h, e traz uma parceria do órgão municipal com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e entidades do setor envolvidos com a produção rural de laticínios. O evento conta com a presença da Prefeita Margarida Salomão e autoridades envolvidas no APL.
O objetivo da ferramenta é fomentar e dar visibilidade aos produtores de queijo de Juiz de Fora e região, reunindo informações, as histórias por trás de cada produto e indicando os pontos de venda. O site também oferece a oportunidade de pré-inscrição para novos produtores que desejam integrar o APL, promovendo o crescimento do setor e incentivando a participação no projeto local.
O projeto mapeou mais de 1680 produtores familiares e 655 não familiares que possuem alta produção de leite e seus derivados. A criação do arranjo foi embasada também na vontade de valorizar o turismo da região que, atrelado à produção de queijos de um modo em geral, valoriza e reconhece Juiz de Fora e seu entorno como produtores artesanais.
Workshops
O evento de queijos e vinhos também oferece workshops gratuitos durante os três dias de funcionamento, em que terão mini salas de aula com vinte vagas por sessão. A curadoria das palestras é feita pelo Professor do Instituto de Laticínios Cândido Tostes e responsável pela EXPOLAC (Minas Láctea), Nelson Tenchini, que visa que os participantes conheçam mais sobre produção e degustação de queijos especiais, harmonização com vinhos, cervejas a até café.
Atrações musicais e entretenimento
Outro diferencial do Festival Harmoniza são as opções de atrações musicais e entretenimento. Os participantes podem se envolver no bingo do queijo para diversão da família toda, ampla área kids com recreador e shows ao vivo de Zona Blue, Will Diaz e ETC, Lorena Fernandes e a Banda Muamba.
Confira programação completa do festival:
Sexta-feira (18)
16h: Início do Festival
16h30 às 19h: Bingo do Queijo
17h às 20h: Workshops Harmoniza ILCT
19h às 19h30: Lançamento do Site da APL do Queijo Minas do Caminho Novo
19h30 às 21h: Bingo do Queijo
21h às 23h: Show com Zona Blue
00h: Encerramento.
Workshops
16h30 às 17h: Inscrições.
17h às 17h30: A uma taça de distância: a democratização do consumo do vinho (Sommelier Thiago Amaral – Vero Vino)
18h às 18h30: Inscrições
18h30 às 19h: Variedades de Harmonização do Queijo (Case Sabor da Jersey)
19h às 19h30: Inscrições.
19h30 às 20h: Queijos premiados (Case Paiol Velho)
Sábado (19)
16h: Início do Festival
16h30 às 18h: Bingo do Queijo
17h às 20h: Workshops Harmoniza ILCT
18h às 19h30: Show com Will Diaz
19h30 às 21h: Bingo do Queijo
21h às 23h: Show com ETC
00h: Encerramento
Workshops
17h às 17h30: Inscrições.
17h30 às 18h: Queijos Premiados (Case Paladar de Minas)
18h às 18h30: Inscrições.
18h30 às 19h: Do Leite ao Queijo (A magia da transformação – ILCT)
19h às 19h30: Inscrições.
19h30 às 20h: WORKSHOP – Cervejas Especiais e Queijos | Mr Tugas
Domingo (20)
16h: Início do Festival
16h30 às 18h: Bingo do Queijo
17h às 20h: Workshops Harmoniza ILCT
18h às 19h30: Show com Lorena Fernandes.
19h30 às 21h: Bingo do Queijo
21h às 23h: Show com Muamba
00h: Encerramento.
Workshops
16h30 às 17h: Inscrições.
17h às 17h30: Noções de harmonização e degustação (Sommelier Nara Cantarutti – Vero Vino)
18h às 18h30: Inscrições.
18h30 às 19h: Queijo artesanal e seus diferenciais (Case Dadalt)
19h00 às 19h30: Inscrições
19h30 às 20h: Queijos, Vinhos e Café (Marco Sales – Santo Café)