Ícone do site Tribuna de Minas

‘Queremos reafirmar a nossa identidade como instituição cultural’, aponta Fred Lopes

fred-lopes-bodoque-encadernação-by-pedro-fonseca
O coordenador-geral Frederico Lopes reitera o papel da Bodoque Artes & Ofícios enquanto instituição cultural (Foto: Pedro Fonseca)
PUBLICIDADE

“Muitas vezes as pessoas acham que (a Bodoque Artes & Ofícios) é uma marca, uma empresa, mas somos uma instituição cultural”, afirma o coordenador-geral da Bodoque Artes & Ofícios, Frederico Lopes. “Os nossos cadernos se popularizaram de alguma maneira, mas nunca fomos uma empresa na história.” Em busca justamente de reafirmar a identidade como instituição, a Bodoque , por meio de um de seus braços, a Revista Trama, abre, neste sábado (17), às 19h, a II Semana de Troca de Saberes em Arte, Cultura e Criatividade. O evento marca a publicação da centésima edição da Trama. “A Trama é a revista mais longeva de Juiz de Fora, além de ser a maior, porque somamos mais de mil publicações entre artigos, ensaios, podcasts, produtos audiovisuais, exposições de artistas locais, nacionais e internacionais etc.”

LEIA MAIS: ‘Precisamos mutar os microfones e ouvir os outros’, ensina educadora social Bel Santos Mayer

A primeira edição da Semana Trama Troca de Saberes ocorreu no ano passado. Na época, o evento recebeu a coordenadora de bibliotecas comunitárias de São Paulo, Bel Santos Mayer, o fundador da Viana Black Estúdio, Beto Martins, e a artista e pesquisadora Lorraine Pinheiro Mendes. Neste ano, serão oito convidados. “São mais dias e mais pessoas de diferentes lugares para termos uma visão diversificada a partir de diferentes linguagens. O fio condutor é essa capacidade de troca de saberes entre pessoas de várias áreas”, afirma Frederico, também editor-chefe da Revista Trama. A artista, designer e educadora Joice Moretto ministrará a palestra “Branding: criando uma identidade visual” na abertura do evento. “Neste ano, além de tratar sobre questões relacionadas ao conhecimento e à arte em si, também trouxemos pessoas que trabalham em espaços institucionais de arte.”

O debate sobre as instituições de arte inevitavelmente passará pela influência da pandemia de Covid-19 na arte, na cultura e, sobretudo, na criatividade. “Na segunda-feira (19), teremos uma palestra com a turismóloga Paola Frizero e o historiador Rafael Bertante, da Casa D’Itália. Vamos falar sobre a ressignificação do espaço, não só por causa do leilão, mas da necessidade do espaço se posicionar enquanto instituição cultural em uma cidade que precisa que a instituição seja mais aberta. A mesma coisa, por exemplo, na terça com o Sérgio Augusto Vicente, historiador da Fundação Museu Mariano Procópio, a partir de uma lógica de mediação cultural, sobretudo em meio à pandemia, em que tiveram que ressignificar o modo como trabalham no Museu Mariano Procópio”, observa Frederico.

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, a Semana Trama Troca de Saberes recebe o artista e gestor cultural Mário Afonso, da Estação Canelas, de Portugal, para uma conversa cujo tema será “Espaço alternativo: uma nova linguagem de representação”. E, por fim, a programação será encerrada em um debate com a pesquisadora Letícia Damazio, o diretor do Museu de Artes Murilo Mendes, Ricardo Cristofaro, e o diretor de Museologia do Museu da Pessoa, Lucas Lara, na quinta. “Será discutida a questão da presença digital, ou seja, em que nível e em que momento as instituições estão e como lidar com isso, tanto nas suas potencialidades como também nos desafios”, explica Frederico. Ele, aliás, também estará na programação. Já neste domingo, por exemplo, dará uma palestra sobre “Encadernação artesanal e artes visuais”.

PUBLICIDADE

Entretanto, além de propor o debate sobre os espaços institucionais de arte, a programação contribui para refletir as oportunidades de formação através do meio digital, pontua o coordenador-geral da Bodoque. “Algumas pessoas, como o Mário Afonso, eu só consegui convidar por ocasião de ser um evento on-line. Há um debate tanto em relação à questão da formação, ou seja, em como as pessoas começaram a procurar mais conhecimento, mas, ao mesmo tempo, sobre como isso impactou na cultura exigindo mais dos profissionais. Há um grande espaço de janelas de oportunidades, mas uma série de desafios por outro lado.”

A programação se estende até quinta-feira (22), sempre às 19h, no canal da instituição no YouTube (youtube.com/BodoqueTV). Conforme Frederico, a II Semana Trama Troca de Saberes emitirá certificados de participação a cada palestra para quem assisti-las ao vivo. Basta que os interessados, enquanto assistem, encaminhem um e-mail com o nome completo para contato@artebodoque.com.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile