Ícone do site Tribuna de Minas

Instituições de Juiz de Fora participam da 21ª Semana Nacional de Museus

MAMM
PUBLICIDADE

Durante toda esta semana, diversos museus de Juiz de Fora se voltam ao tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, proposto pela 21ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece concomitantemente em todo o Brasil. A proposta deste ano é pensar no museu como espaço que instiga o bem-estar e a sustentabilidade, a partir de palestras, exposições e encontros.

Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora

Cada instituição preparou uma forma de abordar esse tema, na semana em que, inclusive, se comemora o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). O Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora, por exemplo, durante toda a semana, realiza postagens nas redes sociais abordando o tema do evento. Além disso, nesta quinta-feira (18), a partir das 14h, realiza uma visita mediada pelos arquivos guardados pela instituição. Já no dia 26 deste mês, acontece a roda de conversa “Sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômica – desafios e perspectivas”, no canal do YouTube do Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia (Lapharq), da 19h às 20h30.

PUBLICIDADE

Forum da Cultura

O Forum da Cultura, até o dia 2 de junho, sedia a exposição “Ao céu”, com as pinturas feitas por Alceu Rodrigues dos Santos em tinta acrílica e vinílica sobre papel reciclado. O artista, falecido em 2016, era portador de doença psíquica e foi atendido pelo Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Nesta terça (16), a casa propõe, ainda, um encontro entre diversos profissionais para discutir a relação entre arte e saúde mental, tendo como ponto de partida a própria história de Alceu.

PUBLICIDADE

Memorial da República Presidente Itamar Franco

Com uma programação extensa, o Memorial da República Presidente Itamar Franco também participa da semana. Algumas atividades já aconteceram na segunda. Até o próximo mês, o equipamento gerido pela Universidade Federal de Juiz de Fora recebe uma mostra itinerante de exibição de cerâmicas arqueológicas dos sítios de Juiz de Fora, que são acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF. Durante todos os dias, das 10h às 17h30, de terça a sexta, e das 14h às 16h, no sábado, também acontece a visita mediada pelas exposições “Memorial da República Presidente Itamar Franco”, e “Excelentíssimo Presidente – Cartas a Itamar Franco (1992 – 1994)”.

Nesta terça, a partir das 10h, o museu promove a oficina “Imersão em arte vendada: um encontro sobre processos poéticos, ecopsicologia e visão de mundo”, com o artista e diretor Diego Zanotti e, a partir das 19h, a mesa redonda “O indígena e a república: uma trajetória de resistência”, com a ativista ambiental Inaê Apoena e Luciane Monteiro e Maria Fernanda Van Erven do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF.

PUBLICIDADE

Na quarta (17), a partir das 19h, acontece a exibição do filme “As últimas do mundo”, de Diego Zanotti, com bate-papo com o diretor. Na quinta (18), a partir das 18h, o Memorial realiza a mesa redonda “Escolas e educativos museais: Contextos educacionais na promoção da saúde mental”, a partir das 18h, com transmissão no YouTube da instituição. Na sexta (19), tem aulão de yoga e meditação para iniciantes, com o Movimento Zen, das 9h às 10h.

Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF

Durante todo o ano, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF dá a oficina “Escavando sítios, fazendo aproximações: oficinas de Arqueologia para estudantes de escolas públicas”, que integra o programa Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência vai à Escola, como parte das ações educativas do museu. Além disso, neste mês, faz visitas mediadas na exposição “Maxakali – resistência de um povo”, propondo reflexão sobre a relação sustentável e harmônica dos povos indígenas com o meio ambiente. A exposição “Arqueologia Táctil: o Saber através das mãos” também fica disponível para ser conferida na Associação dos Cegos de Juiz de Fora. Ela traz réplicas tridimensionais do acervo arqueológico e etnográfico, com o intuito de discutir a diversidade de formas sensoriais de obtenção do conhecimento.

PUBLICIDADE

Museu de Arte Murilo Mendes

Extensa e diversa é a programação do Museu de Arte Murilo Mendes. As exposições “Coleção Murilo Mendes: 25 anos” e “Pontos cantados, pontos riscados: um pensamento-desenho afro”, de Cipriano, seguem na instituição para serem conferidas. Nesta terça, acontece visita mediada noturna pelo museu com os alunos do EJA do Colégio de Aplicação João XXIII-UFJF. Em seguida, a partir das 20h, tem show do Coral da UFJF. Na quarta (17), das 14h às 16h, tem a oficina “A arte que promove bem-estar: práticas arteterapêuticas” com Isabel Noly. No mesmo dia, começa a mostra de trabalhos “Experimente Pontos sobre: Fotografia Alternativa Sustentável”, que pode ser conferida até domingo (21), das 9h às 18h. Já a partir das 19h, acontece a palestra “Sustentabilidade e Cianotipia: um diálogo dos saberes de Arte e de Ciências.” com professora Bárbara Almeida.

Na quinta, a professora Bárbara também oferece a oficina de antotipia “Criando imagens fotográficas com materiais naturais”, a partir das 14h. Às 17h, tem leitura mediada do livro “A idade do serrote” com Lucilha Magalhães. E às 19h, tem a palestra “Museus acessíveis e inclusivos: justiça social, diversidade cultural e bem-estar para todas as pessoas” com Viviane Sarraf. Na sexta, Bárbara Morais oferece uma oficina de mosaico “Juntar histórias e construir imagens”, a partir das 14h.

No sábado (20), acontece a exibição do filme ” A última floresta”, de Luiz Bolognesi, a partir das 15h, promovida pelo CineMAMM Cineclube Movimento. Por fim, no domingo, tem show com os solistas da Orquestra Sinfônica Pró-Música, a partir das 16h.

PUBLICIDADE

Museu do Crédito Real

O Museu do Crédito Real, para esta quarta (17), a partir das 15h, preparou uma apresentação do Grupo Juiz de Fora em Serenata, que resgata a cultura popular das serenatas e, com isso, mantém viva as tradições dos versos e das melodias.

Museu Mariano Procópio

Mudas de espécies da flora do parque do Museu Mariano Procópio (Mapro) serão distribuídas na instituição, das 9h às 11h, nesta terça. Além disso, o Mapro, na quarta, faz uma visita mediada pelo parque com intérprete de libras, a partir das 15h. Na quinta, é apresentado o resultado do concurso de fotografias “Olhares sobre o museu”, com lançamento da mostra virtual. A sexta é dedicada às escolas, com palestras sobre a coleção de história natural do museu. Sábado, tem a tradicional yoga no parque, a partir das 10h30 e, a partir das 14h, tem a oficina de plantio de mudas para crianças (as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3690-2200).

Sair da versão mobile