Oito instituições de Juiz de Fora abrirão, a partir da próxima segunda-feira (17), programações virtuais em consonância com a 19ª Semana Nacional de Museus. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para comemorar o Dia Internacional de Museus (18). O tema deste ano é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Das oitos instituições, seis são ligadas direta e indiretamente à Universidade Federal de Juiz de Fora: além do Museu de Arte Murilo Mendes e do Memorial da República Presidente Itamar Franco, a programação reúne o Museu de Cultura Popular, o Arquivo Central, o Centro de Conservação da Memória e o Museu de Arqueologia e Etnologia. Além disso, participarão o Museu do Crédito Real e o Museu de Artes e Ofícios Bodoque.
Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)
O Mamm inaugurará a programação já na segunda, às 19h, com a exposição virtual “Múltiplo universo”, em comemoração ao centenário da artista Fayga Ostrower. As exposições serão acessadas por meio de um link a ser disponibilizado no Instagram. Na quarta-feira (19), também às 19h, haverá a entrevista em vídeo “De tudo que vem lá de dentro”, com a arte-educadora Marize Moreno a respeito do trabalho com os funcionários do Mamm “O caderno de tudo que vem lá de dentro”. O material será disponibilizado tanto no Instagram quanto no YouTube. Na sexta, por sua vez, às 19h novamente, será divulgada a conversa com a professora e pesquisadora Maria Amélia Bulhões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), cujo tema será “Relações complexas: museus de arte e internet”. Além disso, entre segunda e sexta, a instituição divulgará no Instagram, sempre às 16h, a ação educativa “Quantos museus existem no Mamm?”, uma série de cinco publicações da Divisão Educativa com ações poéticas realizadas pelos funcionários do museu em busca de refletir sobre o tema da Semana Nacional de Museus. Na mesma linha, entre terça (18) e sábado, às 10h, o Mamm divulgará uma série de três publicações a respeito do título do evento, desta vez realizada pelo Setor de Preservação.
Memorial da República Presidente Itamar Franco
O Memorial da República promoverá três atividades virtuais. Na segunda, das 17h às 18h30, oferecerá o minicurso on-line “Museus e contemporaneidade: construção de uma memória de pertencimento”, ministrada por Zita Possamai. Já na terça, das 19h às 21h, os palestrantes Jamile Borges da Silva e Marcelo Cunha darão o webinário “Reflexões sobre a importância das coleções africanas e afro-brasileiras no processo de representação identitária”. Por fim, na quinta e na sexta-feira, das 9h às 11h, a palestrante Diná Marques Pereira Araújo ministrará o minicurso “História do livro: origens, transformações e permanências”. Todas as atividades serão oferecidas no canal do Memorial no YouTube.
Museu do Crédito Real
O Museu do Crédito Real estará envolvido em uma ação educativa conjunta promovida pela Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Estado de Minas chamada “Reimaginando o acervo do museu”. A atividade acontecerá entre segunda e quinta-feira no Instagram. Na quinta, das 19h às 20h, a jornalista e pesquisadora Rita Couto dará a palestra “Colônia alemã de Juiz de Fora e os 160 anos da Estrada União e Indústria”, também no Instagram.
Museu de Cultura Popular (Fórum da Cultura)
O Fórum da Cultura promoverá, na terça-feira e na quinta, das 19h às 20h, discussões sobre os desafios de reimaginar os museus em tempos de pandemia. Na terça, o convidado será o diretor do Mamm, Ricardo Cristófaro. Já na quinta, a diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFJF, Luciane Monteiro. Os debates serão realizados no Instagram.
Arquivo Central
O Arquivo Central da UFJF promoverá, de segunda-feira até 31 de maio, a exposição virtual “O cinema de Juiz de Fora no acervo do Arquivo Central”. Será uma mostra de documentos que contam a história do cinema na cidade. A exposição será transmitida pelo YouTube. Já na quarta, das 17h às 19h, o Arquivo Central realizará a oficina on-line “Recomendações para salvaguarda de acervos em arquivos, bibliotecas e museus: uma revisão das principais orientações, diretrizes e protocolos frente ao quadro da pandemia mundial do Covid-19”. Por fim, na quinta, a instituição fará o webinário “Novos caminhos e perspectivas para o arquivo diante do novo normal”, em formato de mesa redonda. O evento também será das 17h às 19h.
Centro de Conservação da Memória da UFJF
O Centro de Conservação da Memória da UFJF coordenará uma exposição de fotos para propagar a história do movimento estudantil não só da universidade, mas também de Juiz de Fora. A atividade será iniciada às 10h da próxima segunda e se estenderá até o próximo domingo (23).
Museu de Arqueologia e Etnologia da UFJF
O Museu de Arqueologia e Etnologia investirá na exposição virtual “Maxakali: a resistência de um povo”. A atividade será mediada por membros da etnia que narram o processo de apreensão e percepção da natureza expressos na produção do material a ser exposto. A exposição virtual será disponibilizada às 8h de segunda-feira no Instagram, no Facebook e no YouTube.
Museu de Artes e Ofícios Bodoque
Estreante na Semana Nacional de Museus, o Bodoque abrirá, entre segunda-feira e domingo, das 8h às 23h, visitações à exposição virtual “Artesanias em cena”, de Paulo Alvarez, disponível no site. Ainda na segunda, mas das 19h às 20h, haverá um bate-papo via podcast justamente com Alvarez sobre “Artesanias em cena”. Na quarta, das 15h às 16h, haverá uma ação educativa da mesma exposição. Aloísio Castro fechará a programação da instituição na quinta-feira, das 18h às 19h, com uma palestra sobre a preservação do patrimônio cultural.