Ícone do site Tribuna de Minas

Turismo de fé: cidades da Zona da Mata promovem eventos durante a Semana Santa; confira programação

semana santa zona da mata
Diversas cidades apresentam encenações da Paixão de Cristo, na Sexta-Feira da Paixão (Foto: Reprodução)
PUBLICIDADE

Neste ano acontece a terceira edição do programa Minas Santa, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), com o intuito de consolidar Minas Gerais como principal destino turístico brasileiro durante a Semana Santa, impulsionando a economia do estado por meio dos roteiros de fé, além de ressaltar as expressões centenárias da cultura mineira.

Para esta edição, 853 municípios e mais de mil distritos recebem ações, como procissões, encenação da Paixão de Cristo, missas, eventos musicais e expressões culturais afro-mineiras. Cidades turísticas como Ouro Preto, Mariana, Diamantina, além da capital, Belo Horizonte, têm atividades especiais para a data. Já Zona da Mata Mineira, são diversos eventos espalhados entre quarta-feira (16) e domingo (20). A programação completa de todo o estado está disponível no site Minas Gerais, do governo.  

Movimentação turística na Semana Santa

Na data de lançamento do projeto, o vice-governador Mateus Simões afirmou que são esperados 550 mil visitantes no estado durante o feriado e o montante de R$5,5 bilhões circulando na economia do turismo religioso. Em 2024, cerca de 500 mil pessoas visitaram Minas Gerais durante a Semana Santa, segundo dados da Secult. Ao longo de todo o ano, o turismo religioso movimenta aproximadamente R$ 5 bilhões no estado, sendo um dos principais vetores de geração de emprego, renda e desenvolvimento.

PUBLICIDADE
(Foto: Reprodução/Secult – MG)

Confira os principais eventos na Zona da Mata Mineira

Em Chácara, uma das atividades acontece na Igreja Matriz. Além de missas e procissões, será realizado na escadaria da igreja o tradicional teatro da Paixão de Cristo, na sexta-feira (18). 

Na cidade de São João Nepomuceno, a celebração acontece até domingo, na Igreja Matriz. Além das missas, na sexta-feira, a Cia de Teatro Novos Horizontes apresenta no adro da igreja a encenação da Paixão de Cristo. Enquanto no domingo (20), às 5h, ocorre a tradicional procissão.

Em Rio Novo, a festividade fica concentrada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Já a encenação da Paixão de Cristo acontece pelas ruas da cidade, na sexta-feira. 

PUBLICIDADE

Em Guarani, duas celebrações ocorrem na quinta- feira (17): às 9h, a Solene Pontifical com a Benção dos Santos Óleos, na Paróquia do Divino Espírito Santo; e, às 20h, o rito do Lava-pés. Na sexta, acontece na Igreja Matriz, às 19h, a encenação da Paixão de Cristo. No sábado (19), na Igreja Matriz, às 19h, a Solene Missa da Ressurreição. No domingo, ocorrem missas na Igreja Matriz, às 7h e às 19h, assim como nas Comunidades de Bom Sucesso e Passa Cinco. A entrada para a procissão Te Deum e Bênção do Santíssimo Sacramento começa às 7h. 

Na cidade de Muriaé, na Igreja da Boa Família, são oito dias de devoção que rememoram os momentos finais da vida de Cristo. Nesta quarta-feira, ocorre a Procissão do Encontro, representando a caminha de Jesus rumo ao sacrifício. Na quinta-feira é relembrada a Última Ceia e o ritual do Lava-pés. Na sexta-feira acontece encenação da crucificação de Jesus. O sábado e o domingo também são marcados por missas e celebrações.

PUBLICIDADE

Já em Ubá, a encenação da Paixão de Cristo será no Horto Florestal, às 19h. A entrada é franca, apenas com a doação de 1kg de alimento não perecível. 

Em Cataguases, as celebrações se concentram no Santuário de Santa Rita de Cássia, na Matriz de São José Operário e na Matriz Nossa Senhora do Rosário. A encenação da caminhada final de Cristo será na sexta, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, logo após a procissão do Senhor Morto. 

Na cidade de Ervália ocorre uma das mais conhecidas Semanas Santas da região, que conta com missas, procissões, encenação, confecção de tapetes, visitas guiadas aos atrativos religiosos e barracas com produtos locais. Integram a programação as seguintes atividades: Setenário das Dores, Bênção de Ramos, Procissões de Depósito, Procissão do Encontro, Santa Ceia, Lava-pés, Via Sacra, Sermão das Sete Palavras, Descendimento da Cruz, Vigília Pascal, Procissão do Santíssimo e Procissão do Triunfo. Os eventos serão realizados na Monsenhor Joaquim.

PUBLICIDADE

Em Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, a celebração ocorre na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A vila possui uma das mais antigas tradições de Semana Santa do estado, sendo também um dos distritos mais antigos de Minas. As atividades na vila começaram no último domingo e seguem até o Domingo de Páscoa. 

A programação teatral em Viçosa concentra-se na Praça Luiza Rodrigues Lopes. Na quinta serão encenados o encontro de Jesus e Maria; a conspiração contra Jesus; A Última Ceia; Horto e Prisão do Senhor. Na sexta, a negação de Pedro; o julgamento; o enforcamento de Judas; a paixão e morte; a reflexão do descendimento e a Procissão do Enterro. Em ambos os dias a programação teatral começa às 20h. No sábado ocorre a Vigília Pascal, às 18h30. 

Os eventos em Mar de Espanha acontecem na Igreja Nossa Senhora das Mercês, durante toda a semana. Na Sexta-Feira da Paixão, às 12h, ocorre o toque das matracas, relembrando a crucificação de Jesus. Às 15h é iniciado o Grande Silêncio, enquanto, às 19h, o Grupo de Jovens Vicentinos de Barbacena encena a Paixão de Cristo.   

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile