Após integrar o circuito comercial nacional no último ano, estreando em mais de 30 salas de cinema do país, o documentário Ibitipoca, droba pra lá, do diretor juiz-forano Felipe Scaldini, estreia na telinha neste domingo. O filme será exibido neste domingo, às 20h, no canal fechado Sesc TV, e reapresentada nos dias 19 (às 23h), 23 (ao meio-dia) e 24 (às 14h).
Contando com recursos da Usiminas e da Reserva do Ibitipoca, a produção foi distribuída pela Lume Filmes em diversas cidades brasileiras, em sua maioria, capitais, como Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. O longa-metragem, de 71 minutos, dá voz aos moradores de comunidades da Serra do Ibitipoca, no município de Lima Duarte, sobretudo aos habitantes de distritos que se notam cada vez mais perto de desaparecer, como o de Mogol.
Para ouvir os causos que povoam o cotidiano daqueles que moram aos pés da Serra da Mantiqueira, Scaldini, o assistente de fotografia Carlos Staico e a produtora executiva Carol Vieira visitaram, durante 40 dias, desde as comunidades mais isoladas às mais próximas das influências do turismo do Parque Estadual do Ibitipoca, guiados pela produtora e antiga frequentadora da região Rita Viana. A criação do parque, na década de 1970, fomentou o turismo nas imediações da serra e marcou o começo de um processo de transformação no cotidiano dos moradores.
