Ícone do site Tribuna de Minas

‘Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’ chega aos cinemas nesta quinta-feira

jogosvorazes Lionsgate3
O último filme da sequência de “Jogos Vorazes” também é baseado em um livro da autora e criadora da série Suzanne Collins, e a trama gira em torno de Coriolanus Snow e dos rastros pós-guerra em Panem (Fotos: Lionsgate)
PUBLICIDADE

Oito anos após o último filme da sequência de “Jogos Vorazes”, que contava a história de Katniss Everdeen e a libertação dos distritos contra a capital, chega aos cinemas um novo longa do mesmo universo. Em “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, que também é baseado em um livro da autora e criadora da série Suzanne Collins, a trama gira em torno de Coriolanus Snow e dos rastros pós-guerra em Panem. O personagem principal é justamente o grande vilão dos demais filmes, que é presidente desta realidade distópica e faz atrocidades contra o povo – mas, no longa de estreia, ele ainda é um jovem de 18 anos com a vida inteira pela frente. Quando ele é convidado para ser mentor de Lucy Gray, uma jovem do Distrito 12, o público é envolvido na história que mostra as origens de um personagem complexo, com sede de poder, cruel e que, no entanto, se apaixona. 

Por se tratar das origens dos Jogos, é possível ver uma arena completamente diferente das dos filmes de Katniss e também uma família Snow bastante decadente. Apesar de Coriolanus já ter origens ricas, a devastação do Distrito 13 levou à falência de sua família, e no início do longa é possível ver que ele vive apenas das aparências e do que o status trazido pelo sobrenome ‘tradicional’ significa. Após perder os pais, no entanto, o jovem Snow só tem a sua avó e prima (a personagem Tigris, que aparece nos outros filmes) ao seu lado, e juntos eles vivem barganhando para conseguir se alimentar e viver. Para isso, eles vendem bens e trocam o que tinham de valor, até que ele encontra a oportunidade de ser mentor, na primeira edição dos jogos com essa possibilidade, para ascender socialmente mais uma vez. Durante esse caminho, no entanto, fica claro o ódio do personagem pelos distritos que se rebelaram – que ele responsabiliza pela situação da família.

PUBLICIDADE

Apesar de todos acreditarem que os tributos do Distrito 12 não têm chances, Snow vê algo mudar quando conhece a jovem que ele vai guiar e treinar para os jogos. Lucy Gray é rapidamente capaz de envolver as pessoas, inclusive cantando canções, o que faz com ela atraia olhares dos distritos e até mesmo da Capital. Sendo assim, ele acredita que a participação da jovem pode ser sua salvação, e que ele também é o único que pode ajudá-la. O protagonista, no entanto, não acredita que ela possa realmente ganhar os jogos, já que não tem grandes habilidades para batalha, mas acha que, se ela se destacar, será possível realçar o seu próprio talento para o papel de mentor. Logo surge um romance entre os dois, apesar de virem de mundos bem diversos e também de serem diferentes entre si. Ao longo da história, no entanto, Coriolanus vai mostrando a pessoa que é.

PUBLICIDADE

Apesar das características negativas que já mostra no filme, o Snow de 18 anos ainda é um jovem com esperanças e que poderia ter seguido por outros rumos. Assim como acontece em tantos casos, no entanto, a sua visão distorcida de mundo e o egoísmo fazem com que ele se torne cada vez mais implacável.  Para além do protagonista, que serve como um guia desse universo que antecede a chegada de Katniss Everdeen, é no filme que é possível entender como os Jogos Vorazes foram instituídos, as mudanças que foram feitas com o passar dos anos e mais sobre os jogos de poder desse universo. 

Relação com os filmes de “Jogos Vorazes”

Com “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, é possível entender como os Jogos Vorazes chegam ao nível em que estão quando a personagem Katniss Everdeen aparece. Nesta obra, que teve a adaptação lançada em 2012, a jovem se voluntaria para participar dos jogos após sua irmã mais nova ter sido a sorteada. Com essa ação, ela dá início a uma série de transformações e revoltas nos distritos, o que é explorado com ainda mais profundidade nos filmes posteriores.

PUBLICIDADE

Apesar do longa de 2023 ser independente dessa história, quem assistiu aos demais filmes consegue perceber ‘easter eggs’ da história. Isso acontece, por exemplo, com a relação de Snow com as rosas, assim como o momento em que Lucy Gray aparece cantando “The Hanging Tree” ou quando a personagem Tigris aparece e mostra mais de si. Para os fãs, o lançamento do novo longa é também uma oportunidade de revisitar os filmes lançados anteriormente.

Leia mais sobre cultura aqui

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile