Ícone do site Tribuna de Minas

Memorial passa a abrir aos domingos e feriados

memorial itamar olavo 06092018
memorial da republica by olavo
A decisão tem como objetivo tornar o espaço cada vez mais acessível e disponível à população (Foto: Olavo Prazeres)
PUBLICIDADE

O Memorial da República Presidente Itamar Franco passou a abrir aos domingos e feriados. O equipamento, gerido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), adere, com essa novidade, à agenda nacional dos museus. A mudança surge a partir do desejo de fazer com que mais pessoas tenham acesso e visitem o acervo público do memorial. Agora, o funcionamento passa a ser de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados de 13h às 18h. Em todos os dias, a última entrada ocorre às 17h30. 

Em nota encaminhada à imprensa sobre a alteração, Tarcísio Greggio, diretor do memorial, afirma que essa decisão tem como objetivo tornar o espaço cada vez mais acessível e disponível à população. “Em primeiro lugar, representa uma maneira eficaz de fortalecer os laços com a comunidade local, proporcionando a oportunidade de visita para aqueles que, devido às suas responsabilidades diárias, não conseguem frequentar o memorial durante a semana. Além disso, essa iniciativa serve como um estímulo ao turismo cultural em Juiz de Fora, atraindo visitantes de diferentes estados e cidades próximas, contribuindo assim para o enriquecimento cultural e econômico da região.” 

PUBLICIDADE

O memorial tem uma exposição permanente que apresenta alguns itens ligados à história da República, bem como objetos pessoais de Itamar Franco, de forma a contar sua trajetória. Atualmente, também é possível conferir a exposição temporária “Cidade adentro: Memória fotográfica de Juiz de Fora”, em cartaz até novembro. Ela apresenta uma Juiz de Fora que, hoje em dia, não é mais vista, com as mudanças urbanas, apesar de ainda guardar alguns traços dessas memórias do passado. A proposta, como pontua o texto de abertura da exposição, é um convite a “caminhar pela cidade como quem folheia um álbum de família”. Visitas em grupo podem ser agendadas mediante e-mail para cultura.memorial@ufjf.br. Além disso, pessoas com mobilidade reduzida podem solicitar uso do estacionamento, desde que seja enviado os dados do visitante e do carro para o e-mail secretaria.memorial@ufjf.br.  

PUBLICIDADE

Com essa decisão, o memorial passa a ser o segundo museu de Juiz de Fora a abrir para visitas de exposição aos domingos. Seu vizinho, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), fica aberto aos fins de semana desde o ano passado. Quando a reabertura, depois da pandemia, foi anunciada, a pró-reitoria da UFJF já havia anunciado que tinha esse desejo que seus equipamentos culturais seguissem o modelo do Mamm e que estava trabalhando para que isso acontecesse. Todos os outros museus, mesmo aqueles não ligados à instituição, seguem abertos apenas em horário comercial ou sob demanda. 

Leia mais em: Por que os museus de Juiz de Fora não abrem aos domingos?

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

 

Sair da versão mobile