O filme “Alien: Romulus”, que mistura ficção científica e terror, chega aos cinemas nesta quinta-feira (15). O longa faz parte da franquia iniciada com “Alien, o Oitavo Passageiro”, de 1979, que se tornou um sucesso com a direção de Ridley Scott. Desde então, já foram sete filmes relacionados com essa história, e que buscam explorar o que acontece no encontro entre humanos e alienígenas. Na nova obra, um grupo de jovens vão a uma estação especial desativada procurando uma tecnologia nova para deixar seu planeta condenado para trás, e acabam acidentalmente despertando um organismo aterrorizante.
Com a direção do uruguaio Fede Alvarez, o filme se situa temporalmente entre o primeiro filme da franquia e o segundo (“Aliens: O Resgate”, de 1986). A trama, no entanto, pode ser bem entendida pelo público independentemente dessas outras histórias, já que se ambienta em um território antes desconhecido dentro desse universo. A história se concentra em um grupo de jovens, que são colonos chegando a um novo planeta e buscando estabelecer uma nova vida. Nessa estação, eles percebem que não estão sozinhos, e passam a ser caçados por uma espécie alienígena.
A espécie alienígena apresentada no longa é um xenomorfo que já apareceu em outros filmes da franquia. Trata-se de um parasita que tem um ácido concentrado no lugar do sangue, podendo sobreviver em qualquer atmosfera. Há também os chamados “facehuggers”, que são criaturas alienígenas que têm uma espécie de língua capaz de entrar no hospedeiro humano pela boca, se alojando a partir daí dentro do corpo da pessoa e crescendo rapidamente.
O diretor já foi responsável por filmes de terror de sucesso, como “Evil Dead” (2013) e “O Homem nas Trevas” (2016). Sua missão, com este longa, é retornar às origens das histórias sobre alienígenas deixando sua marca e conseguindo trazer novos fãs para a franquia.
Relembre o clássico ‘Alien, o oitavo passageiro’
“Alien, o oitavo passageiro” se tornou um clássico do cinema. Antes de assistir a “Alien: Romulus”, vale a pena relembrar o longa, que está disponível no streaming Disney+. A história tem como foco a protagonista Ellen Ripley, que está a bordo da nave Nostromo junto com seis outros tripulantes, e deve verificar um planeta que teria emitido uma mensagem extraterrestre. Durante essa expedição, um dos passageiros é infectado por um ser e, a partir disso, várias mortes começam a acontecer ainda no espaço, onde ninguém pode ajudar os tripulantes.
‘Alien: Romulus’ tem pré-estreia em Varginha
A pré-estreia nacional do filme acontece em Varginha, cidade do sul de Minas Gerais que fica a cerca de 300km de Juiz de Fora. O município é famoso por ter sido palco de uma suposta aparição extraterrestre, em 1996, se tornando ideal para que a produção pudesse vir a público num espaço totalmente afinado com a temática do filme.