Ícone do site Tribuna de Minas

John, Paul, George e Ringo com roupagem erudita

regida pelo maestro rodrigo toffolo orquestra ouro preto faz concerto gratuito

regida-pelo-maestro-rodrigo-toffolo-orquestra-ouro-preto-faz-concerto-gratuito

Regida pelo maestro Rodrigo Toffolo, Orquestra Ouro Preto faz concerto gratuito
PUBLICIDADE

Regida pelo maestro Rodrigo Toffolo, Orquestra Ouro Preto faz concerto gratuito

PUBLICIDADE

A Orquestra Ouro Preto se apresenta neste sábado, no Cine-Theatro Central, para promover o CD “The Beatles”, lançado em 2015, e que é dedicado à obra do quarteto inglês formado por Jon Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison. No repertório, canções como “Penny Lane”, “Yesterday”, “Eleanor Rigby”, “Something” e “Day tripper”, sob regência do maestro Rodrigo Toffolo, abrangendo todas as fases do Fab Four e privilegiando a linha melódica original das canções.

O projeto, surgido em 2010, é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto que tinha como objetivo levar o público jovem ao teatro, conforme conta Rodrigo. “Ouro Preto é uma cidade estudantil, e nós queríamos chamar a atenção dos alunos da universidade para o teatro, e pensávamos em como fazer com que eles não pensassem apenas em festas, casas noturnas. A proposta da universidade, então, foi que a orquestra tocasse Beatles, e o sucesso foi praticamente imediato. A adesão foi muito forte, as pessoas começaram a ir ao teatro, e hoje em dia quem vai acaba voltando no mês seguinte para ouvir Bach, por exemplo”, comemora.

Para tanto, um dos desafios foi manter o máximo possível a fidelidade em relação à obra original, reafirmando o caráter atemporal do trabalho do quarteto de Liverpool. “A escolha do repertório segue alguns critérios, em sua grande maioria musicais. Levamos em consideração a obra completa deles, de todos os períodos, e também o grau de orquestrabilidade da obra. Afinal, ninguém canta no espetáculo, e quando você abre mão da palavra precisa ficar bem atento ao que vai acontecer. Acredito que conseguimos montar um repertório muito bom.”

Na terra dos Fab Four

Outro resultado comemorado pela orquestra, além da presença do público local, foi o convite, em 2012, para participar da Beatle Week, em Liverpool, um dos mais tradicionais eventos beatlemaníacos na terra natal do grupo inglês. No total, foram três apresentações em terras inglesas. “A gente ficou bastante honrado, mas também com medo, um pouco de frio na barriga. Afinal, tocar Beatles da nossa forma em Liverpool foi um desafio e tanto. Mas a resposta do público foi ótima, e os convite para voltar a nos apresentar lá é prova de que a orquestra se saiu muito bem. Queremos voltar para lançar o disco lá também.”

PUBLICIDADE

O projeto com os Beatles é um dos desenvolvidos pela Orquestra Ouro Preto, surgida em 2000 e que tem Rodrigo Toffolo como regente desde 2007. São quatro CDs e três DVDs lançados desde então, aliados às turnês nacionais e internacionais da orquestra, que se dedica à pesquisa e execução de um repertório diversificado quanto a gênero e época, seja ele erudito ou popular. Um desses trabalhos é “Valencianas – Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto”, lançado em CD e DVD em 2014, e ainda em 2016 haverá a estreia de um trabalho direcionado ao jazz com a cantora Maria Rita.

No campo erudito, a Orquestra Ouro Preto registrou em 2015 o “Concertos para cordas” de Vivaldi, uma série de nove concertos para orquestra de cordas, ainda “Oito estações” (2013), em que foram colocados lado a lado “As quatro estações” de Vivaldi e as “Estações Portenhas” do argentino Astor Piazzolla.

PUBLICIDADE

ORQUESTRA OURO PRETO APRESENTA THE BEATLES

SÁBADO, ÀS 20H30

CINE-THEATRO CENTRAL

PUBLICIDADE

ENTRADA GRATUITA

Sair da versão mobile