Pouco mais de 100km separam Juiz de Fora do coração da Serra do Funil. Guardado em forma de vila, este “coração” é constituído por uma dúzia de casas separadas por estrada de terra batida, um cenário típico dos “cantões” espalhados por Minas Gerais. O lugarejo, que tem em seu entorno uma série de atrações naturais, é normalmente procurado por quem aprecia o sossego. Entretanto, na noite deste sábado (18), a tradicional tranquilidade promete dar lugar à agitação, e o sotaque mineiro pode ganhar traços nordestinos com a primeira edição do projeto Som na Serra, dedicada ao forró e ao ícone Luiz Gonzaga.
Elaborado e realizado pela webrádio MusicAtiva e pelo projeto Positive Vibration 1, o evento terá como palco a pousada Serra do Funil, localizada no vilarejo, e contará com as apresentações da banda Forrutz e do DJ Roots. O festival também planeja levar ao público estandes de venda de roupas indianas, cervejarias artesanais e opções gastronômicas, além de abrir espaço para uma feira com artesãos locais.
Segundo o organizador da iniciativa, Ricardo Nerval, o festival nasce com alma itinerante e com periodicidade programada para uma nova edição a cada dois meses. O objetivo principal, segundo ele, é aquecer a economia da localidade. “A ideia é fomentar o turismo na Serra do Funil, trabalhando as pousadas e em cada uma delas um tema diferente. Nessa primeira edição será o forró, na pousada Serra do Funil. Planejamos nas próximas fazer uma de rock, outra de jazz, blues, reggae, rap e assim sucessivamente. Também queremos gerar renda para os habitantes e para as pousadas, porque estamos contratando pessoal de lá para trabalhar no evento.”
Escola do Funil
Ainda conforme Nerval, outra forma de manter a proximidade entre a festa e o vilarejo se dará por meio da doação de parte da renda obtida com a bilheteria para a escola local. “Estimamos um público de cerca de 600 pessoas. Dez por cento da bilheteria bruta será destinada à Escola do Funil, uma instituição precária e que precisa de muita coisa.”
O Som na Serra tem início marcado para as 22h e aguarda um público bem diversificado. “Tenho recebido muitas mensagens [sobre o evento] de pessoas entre 18 a 65 anos, bem variado. É um festival para quem gosta de música e gosta de cultura”, conclui o organizador.
Som na Serra
Forró com Forrutz e DJ Roots. 18 de janeiro, às 22h, na Pousada Serra do Funil (Rio Preto). (32)99453-3113.