Ícone do site Tribuna de Minas

Mostra Tiradentes apresenta estudantes selecionados para o Júri Jovem

tiradentes
PUBLICIDADE

A cidade histórica de Tiradentes volta a receber, presencialmente, parte da programação da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que será realizada entre os dias 21 e 29 de janeiro de 2022. Nesta semana, a Universo Produções, responsável pela organização do evento, divulgou a lista dos cinco estudantes que irão compor o Júri Jovem desta edição: Adler Correa, Maria Sucar, Nayla Guerra, Renan Eduardo e Nina Camurça, Nina Camurça, estudante do terceiro período do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Nina Camurça é estudante do curso de RTVI da UFJF (Foto: Arquivo pessoal)

O Júri Jovem é responsável por escolher o melhor longa da mostra “Olhos livres”, em homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach. Essa seção reúne filmes que, de acordo com a organização, “não têm pressupostos além da liberdade de criação”. São “filmes de todas as tendências, de diretores de qualquer faixa etária”.

Nina conta que a inscrição começou pela participação da oficina de “Análise de estilos cinematográficos”, ministrada pelo crítico de cinema Victor Guimarães durante a 15ª Mostra CineBH, realizada em setembro de 2021. Nela, Nina conta que os estudantes tiveram contato aprofundado com o cinema e a produção de críticas cinematográficas, pensando, também, nas várias formas de olhar as produções.

PUBLICIDADE

Possibilidade do encontro

A partir dos estudos, eles tiveram que escrever uma crítica sobre um dos filmes brasileiros que integraram o CineBH. A escolha foi feita com base nisso, além da articulação na fala e na escrita, e a clareza no desenvolvimento.

A estudante de Juiz de Fora, recentemente participou também do Júri Jovem do Festival Primeiro Plano. De acordo com ela, foi um treino para o que ainda virá na Mostra Tiradentes. Sem nunca dissociar prática e teoria, Nina acredita que essa vai ser uma oportunidade de “gerar encontro” e abrir oportunidades dentro do campo em que pretende trabalhar. “Depois do Primeiro plano, ando muito maravilhada com esse universo de olhar para o filmes, pensar nesse universo e ver várias questões que surgem a partir disso. Por isso, quis fazer parte desse festival.”

O evento

Neste ano, a Mostra vai acontecer em formato híbrido, com programação toda gratuita. Além dos mais de cem filmes, o evento promove debates, oficinas, seminários e atrações artísticas. Outras informações podem ser conferidas no site www.mostratiradentes.com.br.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile