Ícone do site Tribuna de Minas

Reprodução do vestido de Maria Amália será exibido em mostra especial no Museu

vestito maria amalia e1544827151717
Foto: Vinícius Ribeiro
PUBLICIDADE

Após pesquisa e trabalho minucioso, com alguns detalhes costurados à mão, a reprodução do vestido de Maria Amália está finalizada. A peça, confeccionada pela professora do curso de Design de Moda do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF), Andrea Portela, com participação de algumas de suas alunas, será exibida em mostra especial no Museu “Mariano Procópio”, com previsão para o início de 2019. A intenção é expor a roupa com alguns objetos que pertenciam à matriarca da família Ferreira Lage, contextualizando a personagem e o comportamento da mulher do século 19.

O trabalho acadêmico é continuidade da tese de doutorado, apresentada por Andrea à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dando seguimento ao projeto de inicialização científica. Nesta sexta-feira, 14, será produzido ensaio fotográfico em alguns ambientes do castelinho e no prédio do Museu, na Galeria “Maria Amália”, que recebeu esse nome como homenagem do filho Alfredo Ferreira Lage, fundador da instituição. As fotos serão divulgadas nas redes sociais, com objetivo de apresentar a reprodução do vestido, que será exibido na mostra. A parceria com o CES reforça o vínculo com o meio acadêmico, que, assim como a sociedade, deve se apropriar do espaço público cultural.

PUBLICIDADE

O vestido de Maria Amália faz parte do acervo de indumentárias do Museu, assim como os fardões da maioridade e do casamento de Dom Pedro II, dentre outras peças, como chapéus e sapatos. A fundação recebe periodicamente solicitações para estudos em diferentes temas, e os interessados em realizar pesquisas podem solicitar o agendamento para atendimento pelo telefone 3690-2200 ou pelo portal de serviços da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile