Ícone do site Tribuna de Minas

Professor da UFJF lança livro com projetos urbanos

fernando lima site
Fernando Lima desenvolveu pesquisa analisando três cidades diferentes: Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Lisboa (Foto: Twin Alvarenga/Divulgação)
PUBLICIDADE

O vice-diretor e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Fernando Lima, lança nesta terça-feira (15), às 19h30, na Arteria, um livro que aborda dois temas importantes para se pensar o local em que vivemos: mobilidade urbana e qualidade de vida nas cidades. Com o título “Métricas urbanas: Abordagens paramétricas no planejamento de bairros e cidades sustentáveis”, a publicação é resultado da tese de doutorado defendida pelo pesquisador em um trabalho que durou quatro anos.

A partir de observações feitas em três cidades (Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Lisboa), Fernando estudou a aplicação de recursos algorítmicos e de programação visual no processo de projeto urbano. O objetivo, neste caso, é propor bairros e cidades mais sustentáveis a partir da união dos cálculos objetivos do computador com a criatividade humana, com a rapidez das simulações computadorizadas, dando mais tempo para se refinar e criar propostas com diversas alternativas. Na visão do professor, essa junção permite fornecer ferramentas para incluir esses índices e indicadores urbanísticos de forma fluida e dinâmica.

PUBLICIDADE

O livro mostra, ainda, que Fernando Lima teve como ponto de partida em sua pesquisa um modelo de desenvolvimento urbano em que uma das metas era criar bairros caminháveis, compactos e de uso misto, centrado em sistemas de transporte de alta qualidade, entre outros parâmetros. Outro objetivo do trabalho do pesquisador é ajudar no debate a respeito das habilidades e competências que um arquiteto e urbanista precisa ter num momento em que os espaços urbanos precisam ser pensados a partir de novos paradigmas, tendo em vista o viés da sustentabilidade em relação às cidades.

PUBLICIDADE

 

“Métricas urbanas”
Lançamento do livro de Fernando Lima, nesta terça (15), às 19h30, na Arteria (Rua Chanceler Oswaldo Aranha 535).

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile