Ícone do site Tribuna de Minas

Festival Positive Vibration Ibitipoca volta a acontecer neste fim de semana

Viajah Divulgacao
Nabby Clifford Emabaixador do Reggae no Brasil
Nabby Clifford, considerado o embaixador do reggae no Brasil, é a grande atração do evento (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Depois de sete anos sem ser realizado, o Festival Positive Vibration Ibitipoca, evento de reggae, volta a acontecer em Conceição do Ibitipoca, neste fim de semana, na Pousada e Camping Casa do Germinho. Já na sexta-feira (14) tem programação, com entrada gratuita: música ao vivo, roda de conversa com Nabby Clifford, exposição de Casa de Ausar, Mania de Maria e Renegada42 e flash day tatoo. No sábado (15), tem show de Via-Jah, Nabby Clifford, Negro Léo e, nos intervalos, DJ Roots e Asterix e Obeelix, além de praça de alimentação, feira de artesanato e intervenções artísticas ao vivo. Os ingressos para o segundo dia estão sendo vendidos neste link.

A grande atração desse retorno, Nabby Clifford, é considerado o emabaixador do reggae no Brasil. O ganês se mudou para o Brasil em 1983 e ficou conhecido por ter disseminado o ritmo pelo país. No final da década, inclusive, ele estreou um programa de rádio na Fluminense FM que levava o nome que, hoje, o festival carrega: “Positive Vibration”. Foi ele o responsável pelo seu primeiro sucesso em terras brasileiras. Logo depois, já em outra rádio, o programa passou a se chamar “Positive Reggae Design”. Na mesma época, ele foi convidado a integrar a banda “The Mighty Reggae Beat”, com integrantes da Paralamas do Sucesso.

PUBLICIDADE

Nabby ficou no Brasil e continuou como atuante nome do reggae, influenciando diretamente outras bandas do gênero no Brasil. Além disso, é uma importante voz das questões identitárias. Recentemente, um vídeo seu viralizou nas redes sociais. Nele, o músico afirmou que se reconhece como preto, e não como negro. Para ele, no Brasil, esses dois termos possuem diferenças marcantes: enquanto “negro”, majoritariamente, é associado à coisas negativas, e ele enumera a lista negra, o humor negro, o passado negro; por outro lado, “preto” já traz outra situação. No vídeo, ele diz: “Negro é uma palavra negativa. Já que o mundo mudou, vamos mudar nossa linguagem, para acompanhar a mudança do mundo”.

PUBLICIDADE

A Via Jah também é uma outra grande atração. Fundada em 2001, em Niterói, por Thiago Moura, vocalista da banda, é considerada um dos principais nomes cariocas do reggae. Suas canções mais conhecidas são “Gentileza”, “Sino” e “Dom”. Já Negro Léo representa o que há de reggae em Minas Gerais, em seu show solo.

Sair da versão mobile