
A 24ª Festa do Vinho de Catas Altas reúne produtores brasileiros da bebida, opções locais, como o famoso vinho de jabuticaba, e degustação em barraquinhas para o público. A cidade, que fica a cerca de 300 km de Juiz de Fora, tem tradição na área e já há anos produz o evento como marco cultural da área na região. Para isso, a Prefeitura de Catas Altas preparou uma programação para o público do festival que inclui shows, corridas e oficinas. O evento vai de sexta-feira (16) até domingo (18). A Festa do Vinho acontece na Área de Eventos de Catas Altas, com entrada gratuita e sem necessidade de retirada de ingressos.
A festa busca visitantes e destaca a importância da viticultura local. Em meio a esse clima festivo, o evento começa com a abertura às 20h, e o primeiro show acontece às 21h30, com Bob Drumond convida Tacho Trio e Ramon Pessoa. Logo depois, a apresentação do conjunto de rock Biquíni começa às 23h30, e, em seguida, o show de Daniel Dejero. No sábado (17), a programação começa às 9h e, às 12h30, ocorre o show de Fernando Augusto. Já às 14, acontece a apresentação da banda Uzotro, e, às 15h30, de Cidade Vinil.
Às 17h está programada a oficina de Percussão e Catas Reggae, e às 17h30, o show da banda Decks. Às 21 horas, sobe ao palco Camila Calais e banda, e às 23h30, é a vez da MPB de Maria Gadú. Logo após, acontece o show de Tupiniquim. A programação também conta com outros produtos típicos da região, feiras de artesanato e ações voltadas ao turismo local. A expectativa da organização é de que o evento movimente significativamente a economia e fortaleça o setor cultural do município.
Melhor vinho de jabuticaba
O vinho de jabuticaba é uma tradição da cidade desde 1889. Diferentemente do licor, a bebida é produzida como um vinho de uva, mas com a substituição dessa outra fruta para a produção da bebida, já que era a mais abundante na região. A tradição, no entanto, foi perdida no século 20 e, em 1949, de acordo com a Associação de Produtores Artesanais de Catas Altas (Aprovart), Anastácio de Souza resgatou o costume, a partir da fermentação da jabuticaba. Com isso, a população, de cerca de 5 mil habitantes, passou a cultivar a tradição e passar receitas de geração em geração.
Além das atrações principais, a festa também abre espaço para o tradicional Concurso do Melhor Vinho de Jabuticaba, que reforça toda essa identidade e o valor simbólico da bebida na cultura do município.
Corrida do vinho e programação para crianças
O Pedal do Vinho percorre um trajeto de 25 quilômetros de trajeto por estrada, com saída da Área de Eventos, a partir das 9h, do sábado (17), e termina ao meio-dia. Os participantes vão percorrer locais emblemáticos da paisagem como Bicame de Pedra, Cachoeira do Bileto e diversos outros pontos. Visando um grande público, no sábado e no domingo também acontecem intervenções culturais para crianças das 14h às 17h.