Neste domingo (14), o Coral Voz e Vida apresenta o concerto “Doce España ventura”, no Cine-Theatro Central, a partir das 19h. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos na recepção do teatro. O máximo é de quatro convites por pessoa.
O coral foi fundado em outubro de 1990, em Bom Despacho, sendo regido, inicialmente, por Ivânia Marinho Gonçalves. Entre agosto de 2003 e dezembro de 2019, contou com a direção artística do maestro Nivaldo Santiago. Desde 2020, então, quem ocupa o cargo é Ewerton Cordeiro.
Foi, inclusive, em Bom Despacho, em novembro de 2023, que “Doce España ventura” estreou. O concerto vai ser realizado, no domingo, com a direção artística e musical de Ewerton Cordeiro e com a cantora e professora Taís Víera. O foco principal é homenagear a Espanha e, ao mesmo tempo, rememorar a formação da cultura brasileira, que recebeu forte influência da espanhola.
O espetáculo ainda conta com uma primeira parte dedicada à música espanhola para voz, um intermezzo com a dançarina Renata Barbosa, que é especialista em cultura hispânica, e culmina com a obra “Dom Quixote, morte e vida”, do compositor paulista Vítor Gabriel, inspirada no livro de Miguel Cervantes, para coro, narrador, solistas e piano.
Além de Ewerton Cordeiro, como regente e diretor musical, integram o Coral Voz e Vida a soprano e diretora musical Taís Víera, o pianista Thiago Ouchi, o tenor Thales Tácito, o baixo Gustavo Coelho, além de Caiho Carrara, narrador, e Renata Barbosa, dançarina.
Coral Voz e Vida é patrimônio
Os membros estão empenhados, atualmente, em implantar um centro de formação musical com o projeto “Crescendo com a música”, desenvolvido em Bom Despacho, em parceria com a Aliança Bondespachense de Assistência e Promoção (ABAP). O Coral Voz e Vida foi reconhecido como patrimônio imaterial de sua cidade natal neste ano.