Ícone do site Tribuna de Minas

Lúdica Música comemora dois anos de ‘Correio lúdico!’

LUDICA01
LUDICA03
Trio Lúdica Música! transformou o antigo correio sentimental numa série de vídeos que ultrapassou a marca de 500 músicas (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Com mais de 700 vídeos e 500 músicas diferentes gravadas desde o início da pandemia, o Lúdica Música! comemora dois anos do projeto “Correio lúdico!” com uma apresentação especial neste sábado (16), às 16h, horário de Brasília. Serão 20h em Portugal, país onde permanecem desde 2019, na cidade de Maia, no distrito do Porto, quando Rosana Britto (voz, violão e percussão), Isabella Ladeira (voz e percussão) e Gutti Mendes (voz, guitarra e percussão) entrarem no ar em seu canal do YouTube.

“Serão cerca de 15 músicas: as cinco mais visualizadas do ‘Correio’, algumas dos compositores mais pedidos, uma homenagem especial que faremos aos ‘sócios’ mais ativos no projeto… mas não queremos estragar a surpresa (risos)”, adianta Isabella. “O que posso te dizer é que o Bituca (Milton Nascimento) é o compositor que teve mais músicas pedidas, até agora gravamos 20 canções diferentes dele. E ele também é o autor da mais pedida, que é ‘Canção da América'”.

PUBLICIDADE

De todos os estilos

O “Correio lúdico!” teve início em abril de 2020 como a forma encontrada pelo grupo para manter o contato com os fãs, uma vez que os shows e oficinas foram todos cancelados por causa da pandemia de Covid-19. A ideia do projeto é difundir mensagens de amor, esperança e alegria por meio da música, estreitando as distâncias entre as pessoas, inspirado nos antigos correios sentimentais do rádio e dos parques de diversões. Com interpretações de artistas dos mais diversos gêneros (ABBA, Almir Sater, Marisa Monte, Queen, Ataulfo Alves, Elis Regina), além de composições próprias, o Lúdica Música! gravou em português (do Brasil e de Portugal), inglês, francês, italiano e espanhol.
“O projeto foi fundamental pra gente se manter na ativa durante a pandemia, fez o canal crescer em seguidores e aumentou muito nosso público”, afirma Isabella. “Muita gente de várias partes do Brasil e do mundo nos conheceu e passou a nos seguir e nos divulgar depois do projeto, nos retornou em feedbacks emocionados, agradecendo o fato de o projeto ter se tornado um alento para as pessoas nestes tempos difíceis. Já foram enviados correios para mais de cem cidades diferentes, gravamos mais de 700 vídeos, quase todos publicados no YouTube. E ainda gravamos com certa regularidade.”
Dependendo da época, como nas datas que ela considera serem mais “comerciais”, o trio chegou a gravar vários vídeos por dia. “No primeiro Dia das Mães do ‘Correio lúdico!’ foi uma loucura, chegamos a gravar dez num único dia”, relembra a cantora. “Em dias normais, depende das demandas de aniversários, bodas, formaturas, etc., apesar de ter gente que ‘encomenda’ até para si próprio, só porque gosta de tal música e queria assistir nosso arranjo. Hoje em dia gravamos pelo menos uma vez por semana.”
Isabella Ladeira destaca que o Lúdica Música! sempre foi marcado pela versatilidade, o que ajudou quando decidiram tocar o projeto, mas mesmo assim houve alguns momentos em que o desafio de preparar as versões foi maior. “Algumas músicas mais elaboradas ou desconhecidas por nós precisaram de mais ensaios, e nem sempre com tempo, pois tem sempre um esquecido que encomenda de última hora. Confesso que algumas em inglês me deram um certo trabalho, tipo Adele (‘Someone like you’) ou ABBA (‘Mamma mia’), mas adorei o resultado. ‘Rosa’, do Pixinguinha, também demorei a ‘domar’ – isto sem falar na emoção também, pois nos envolvemos com algumas histórias.”

PUBLICIDADE

Pedidos inusitados e emocionantes

E não faltam histórias nesses correios sentimentais, pois rolou de tudo um pouco: mensagens de aniversário, bodas diversas, formaturas e mestrados, religiosas e de autoajuda, infantis, auto-homenagens e até correios póstumos. Por isso mesmo, não faltaram pedidos inusitados e/ou emocionantes.
“Teve uma pessoa que encomendou um correio de aniversário pra ela mesma pois ia passar a data sozinha com seus cachorros. Um outro que nos emocionou muito foi de uma filha para sua mãe de 90 anos, que mora numa casa de repouso no interior. Ela era professora e a filha pediu que a gente tocasse ‘Meus tempos de criança’, do Ataulfo Alves, para a mãe”, conta.
“Fizemos homenagens póstumas que nos comoveram muito, lemos dedicatórias emocionantes e recebemos muitos vídeos das pessoas que ganharam os correios assistindo (aos vídeos), emocionadas”, prossegue. “Uma brasileira que mora aqui em Portugal pediu que a gente tocasse um xote que seu pai lá da Paraíba cantava pra ela na infância; outro dia um medley de forrós viajou de Manaus pra Alemanha. Alguns correios pra crianças, com repertório infantil, também foram muito interessantes. E o mais bacana é que o ‘Correio lúdico!’ proporciona pra gente esta missão de sermos emissários do amor, portadores de carinho em forma de música. O retorno em energia boa é imenso.”

Novo álbum

Quanto ao futuro, o Lúdica Música! já está com o próximo projeto engatilhado. O grupo foi selecionado em um edital do Ibermúsicas, programa de cooperação internacional ibero-americano dedicado às artes musicais, para gravar um novo EP com sete músicas autorais, já batizado como “Lúdica Música! Mais originais”. O trabalho já está em fase de produção e deve ser lançado em novembro nas plataformas digitais.
“Algumas músicas são inéditas e muito recentes, algumas antigas que nunca gravamos”, adianta Isabella. “O Ibermúsicas é uma plataforma incrível de apoio aos artistas ibero-americanos, formada por órgãos oficiais de cultura de países como Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Portugal, Espanha. Nós entramos por Portugal, dentre 20 projetos apoiados aqui. Foi um reconhecimento importantíssimo para nós, dentre os mais de 250 que concorreram. Nosso projeto prevê, além do álbum, a realização de uma live e de três webvideos com convidados do Brasil (Juju Britto, Douglas Rafael e Thaylis Carneiro) e um do Uruguai (Fernando ‘Cacho’ Rodriguez).”

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile