Ícone do site Tribuna de Minas

Filme sobre Nicholas Winton estreia nos cinemas

Nicholas Winton
PUBLICIDADE

 

Johnny Flynn interpreta Nicholas Winton ainda jovem, quando salvou 669 crianças (Foto: Reprodução)

Estreia nos cinemas brasileiros, nesta quinta-feira (14), o filme “Uma vida – A história de Nicholas Winton“, dirigido pelo cineasta britânico James Hawes. O longa, estrelado por Anthony Hopkins e Johnny Flynn, é baseado no livro homônimo que conta a história real do homem que salvou 669 crianças judias do nazismo, durante a Segunda Guerra Mundial.

PUBLICIDADE

O livro, que serviu de base para a construção filmográfica, foi escrito pela própria filha de Nicholas Winton, Barbara Winton, que reuniu relatos de cartas, diários, anotações pessoais, além de conversas com familiares e amigos para contar a história do homem que morreu, em 2015, com 106 anos.

PUBLICIDADE

Filho de judeus, Nicholas Winton foi um corretor de bolsa britânico, nascido em 1909. Em 1938, ele planejava uma viagem de férias para esquiar na Suíça. Logo antes, recebeu uma ligação de Marie Schmolka e Doreen Warriner, alertando sobre a situação dos refugiados na Tchecoslováquia, em processo de ocupação pela Alemanha nazista, e pedindo ajuda no salvamento daquelas possíveis vítimas de extermínio.

Nicholas Winton decidiu ir até o lugar e, ao lado do Comitê de Refugiados da Tchecoslováquia, além de outros voluntários de diversos países, trabalhou para salvar aquelas vítimas, principalmente as crianças. Ele ficou cerca de um mês em Praga, tempo que serviu para elaborar uma lista com os nomes das crianças que precisavam sair daquele lugar para serem salvas.

PUBLICIDADE

De volta à Grã-Bretanha, fez o possível para que os refugiados com menos de 17 anos pudessem entrar no país, onde ficariam a salvo das ameaças, antes do fechamento das fronteiras. Ele ainda lutou para que elas tivessem acolhimento e refúgio. As 669 crianças judias, então, foram salvas e mudaram de país no período de um ano.

Nicholas Winton, décadas depois, encontrou algumas das crianças salvas por ele, em um programa de televisão (Foto: Reprodução)

Reconhecimento de Nicholas Winton

Essa história ficou por muito tempo esquecida. O próprio Nicholas Winton viveu por décadas assombrado, pensando em como estavam, já mais velhas, aquelas crianças – tanto as que conseguiu salvar quanto aquelas que não receberam refúgio. Até que em 1988, um programa da BBC tomou a iniciativa de reunir o britânico com algumas das crianças salvas por ele. E a filha conta, no livro, que foi nesse momento que ele entendeu a importância do que tinha feito.

PUBLICIDADE

Por seus feitos, Nicholas Winton recebeu o título de Sir da Rainha Elizabeth II. E, na República Tcheca, a maior condecoração do governo, a Ordem do Leão Branco

Sobre o filme

Anthony Hopkins e Johnny Flynn, em “Uma vida”, interpretaram Nicholas Winton na velhice e na juventude, apresentando tanto seus detalhes pessoais da vida quanto os bastidores da operação de salvamento das crianças, além de como foi sua vida até os 106 anos. Além deles, participam do filme nomes como Helena Bonham Carter, Samantha Spiro e Jonathan Pryce.

Sair da versão mobile