![Carnavalescos de Juiz de Fora são homenageados com 20 artes espalhadas pela cidade 1 carnavalescos](https://tribunademinas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/carnavalescos-artes-leonardo-costa-700x467.jpg)
Carnavalescos que marcaram a história de Juiz de Fora estão sendo homenageados por meio de 20 artes, que foram instaladas em espaços públicos da cidade nesta quinta-feira (13). A iniciativa da Funalfa, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), reuniu vários grafiteiros para fazerem as representações dos personagens, que estão em pontos no circuito Roza Cabinda-Praça da Estação, Parque Halfeld e Praça Antônio Carlos. São 18 personalidades escolhidas, entre elas figuras como Zé Kodak, Geraldo Pereira, Lecy da Juventude e Fernanda Müller.
No total, há 12 artes dos homenageados no circuito Roza Cabinda-Praça da Estação, quatro no Parque Halfeld e quatro na Praça Antônio Carlos. De acordo com Rogério Freitas, diretor-geral do órgão, a ideia era aliar “arte de rua com festa de rua”. Foram dez artistas diferentes envolvidos no projeto. “Montamos um circuito e a nossa ideia é que ele seja consagrado e passe a vigorar nos carnavais que virão. Então, queríamos fazer uma homenagem aos bambas que já se foram, como uma espécie de bênção aos brincantes e carnavalescos”, diz.
A ideia é que nos próximos anos as artes possam ir mudando e aumentando a lista de homenageados. A gerente do Departamento de Formação de Agentes Culturais e Produção da Funalfa, Nara Pinheiro, entende a iniciativa não só como uma intervenção estética, mas um projeto que também marca a chegada do carnaval na cidade. “Pensamos uma forma de marcar os novos circuitos de uma maneira visual, porque até então era bem ideal.” Por isso, as artes foram instaladas justamente nos locais em que a programação oficial da cidade irá ocorrer.
Confira lista completa dos carnavalescos homenageados e artistas divulgada pela Funalfa:
Artista: Conduta
Homenageado: Ângela Maria – 1944/ 2022 – Teve o nome inspirado na cantora homônima. Desfilou como destaque nas Escolas de Samba de Juiz de Fora, torcia pelo Partido Alto e Tupi.
Artista: Gloobmund
Homenageado: Carioca – 1943/2021 – Nascido em São Gonçalo, veio em 1978, para JF. Foi um dos principais compositores do Bloco do Beco e integrava o “Trio de Ouro”, junto com Mamão e Toinho Gomes.
Artista: Gloobmund
Homenageado: Euclides Manoel – 1914/2011 – Fundador da Escola de Samba Castelo de Ouro.
Artista: Pekena
Homenageada: Fernanda Müller – 1972/2013 – Personagem trans, foi rainha da Parada Gay e rainha da bateria do Turunas e Unidos do Ladeira
Artista: Mong
Homenageado: Flavinho – 1950/2020 – Conhecido como Flavinho da Juventude, foi cantor e compositor . Autor e coautor de mais de 40 músicas, entre sambas-enredos.
Artista: Hany
Homenageado: Geraldo Pereira 1918/1955 – Nascido em Juiz de Fora, foi sambista e compositor. Autor de “Sem compromisso” – que foi gravada por Chico Buarque. Era amigo de Cartola e de outros personagens icônicos da Mangueira.
Artista: Stain
Homenageado: Geraldo Santana – 1930/2011 – Sambista, cantor, instrumentista e compositor de sambas-enredos. Dividiu palco com Jorge Aragão e Jamelão.
Artista: Dani Brito
Homenageado: Jairo – Primeiro homem que se vestiu de baiana em Juiz de Fora – Turunas
Artista: Hany
Homenageado: José Carlos de Lery Guimarães – 1933/1999 – Advogado, professor, procurador do INSS, trovador, teatrólogo e compositor. Trabalhou em emissoras de rádio e TV. Compôs sambas-enredos para a Escola Feliz Lembrança
Artista: Tenxu
Homenageado: Julio Guedes – 1951/2014 – Atuou no Carnaval de Juiz de fora desde a década de 60, desfilando como destaque junto com seu irmão gêmeo, Carlos Guedes. Foi Rei Momo por 12 anos (1993/2004), passando o “bastão” a seu irmão.
Artista: Pekena
Homenageada: Lecy da Juventude – 1946/2024 – Foi uma das fundadoras da Escola de Samba Juventude Imperial.
Mãe de Sandra Portella
Artista: Ileso
Homenageado: Ministrinho – 1914/1996 – Foi compositor, instrumentista e cantor. Hoje é nome de Praça, em Juiz de Fora.
Artista: Dani Brito
Homenageada: Nancy – 1935 /2017 – Primeira porta bandeira de Juiz de Fora. Uma das fundadoras do Bloco do Beco.
Artista: Dorin
Homenageado: Nelson Silva – 1928/1969 – Foi mestre-sala, compositor e instrumentista. Considerado um dos maiores nomes da música em Juiz de Fora.
Artista: Conduta
Homenageado: Pimpinela – Clério de Souza – Foi Rei Momo por mais de 30 anos em Juiz de Fora. Artista plástico e integrante da Sociedade Antônio Parreiras.
Artista: Stain
Homenageado: Serjão – 1961/2014 – Produtor cultural, músico e cantor. Foi Rei Momo em algumas edições, em Juiz de Fora.
Artistas: Ileso e Tenxu
Homenageado: Zé Kodak – 1947/ 2021 – Conhecido como General da Banda, integrou o grupo que fundou a Banda Daki e virou figura icônica do Carnaval de Juiz de Fora.
Artistas: Mong e Dorin
Homenageado: Zezé Garcia – 1938/2024 – Carnavalesco emblemático em Juiz de Fora, desfilou como destaque nas escolas e chegou a participar do desfile da Mangueira.