Ícone do site Tribuna de Minas

Escritores juiz-foranos lançam livro nesta sexta na Saraiva

capa cronicas do quarto milenio ebook
PUBLICIDADE

No ano de 3020, a Terra é habitada por poucos sobreviventes que descendem da raça humana depois de diversas invasões extraterrestres. Para se protegerem, vivem confinados em áreas restritas do planeta, temendo a ameaça de um novo ataque e depositando as esperanças de salvação da espécie em um cientista que desperta depois de cerca de mil anos congelado. É essa a trama que se desenvolve no livro “Crônicas do quarto milênio”, dos juiz-foranos Cássio Rodrigues e Ricardo Fuscaldi, lançado nesta sexta (14), a partir das 19h, na Saraiva (Independência Shopping).

PUBLICIDADE

Os autores se conheceram ainda na infância, quando estudaram juntos em Juiz de Fora e seguiram caminhos profissionais distintos, sendo Cássio médico e Ricardo engenheiro eletrônico. “Conseguimos chegar à combinação de elementos realistas para história com o conhecimento da formação de cada um. Projetar qualquer cenário para mil anos é extremamente difícil, então usamos alguns elementos de ruptura para que tivéssemos uma página em branco para criar um mundo. Um recurso foi uma grande guerra e outra foi a chegada de alienígenas ao planeta”, explica Ricardo. “Os extraterrestres convivem com descendentes de humanos e há seres híbridos, mas a compatibilidade entre eles só vai ser explicada em um próximo volume”, completa o autor, já anunciando que o livro é o primeiro de uma trilogia.

PUBLICIDADE

Da infância em Juiz de Fora até os dias de hoje, 40 anos depois, os dois autores, que moram em São Paulo, mantiveram não apenas a amizade, mas a paixão pela literatura e pela ficção científica, que resultou na obra lançada no retorno à terra natal dos dois. “É uma experiência muito legal porque você é escritor e leitor ao mesmo tempo. Quem começou a escrever o livro foi o Cássio, em 2015, e, por sermos muito amigos, ele pediu que eu lesse, e eu adorei. Depois ele me chamou para escrevermos juntos. No início, era mais caótico, cada um estava escrevendo um trecho por conta própria. Mas quando tínhamos cerca de 60% dele escrito, criei uma planilha com personagens, capítulos e plots para não ter qualquer erro de continuidade. Mas a gente se divertiu muito escrevendo o livro, e isso só fortaleceu nossa amizade”, conta Ricardo.

O livro é da Editora Chiado, de origem portuguesa, e já teve um lançamento em São Paulo, onde o grupo tem um centro editorial. Além da versão física, o livro também pode ser adquirido em formato para kindle, disponível na Amazon.

PUBLICIDADE

“Crônicas do quarto milênio”

Lançamento nesta sexta-feira (14), a partir das 19h, na Saraiva (Independência Shopping)

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile