As inscrições para ocupação artística do Cine-Theatro Central para eventos realizados entre março de 2025 e de 2026 já estão abertas via formulário on-line. Dentre as mudanças ocorridas no processo deste ano, está a de que, agora, as propostas poderão ser submetidas ao longo de todo o período de vigência do edital lançado, por meio de formulário eletrônico disponível na Chamada Pública.
Os interessados devem se atentar que segue o período de análise do conselho da instituição, com a antecedência mínima de 40 dias da data pretendida para o evento.
Outra novidade está no Termo de Permissão Onerosa de Uso para Espetáculo/Show/Palestras e outros eventos, em especial no que diz respeito às obrigações do proponente quanto à contratação de serviços de vigilância não armada e brigadistas.
Saiba como se inscrever no edital de ocupação do Cine-Theatro Central
Para participar do edital de ocupação artística do Cine-Theatro Central, podem se inscrever pessoas jurídicas (produtores teatrais, associações de classe, entidades, grupos de artistas em teatro, entre outros) e pessoas físicas, desde que comprovem, por meio de documentação, o mínimo de três anos de experiência prévia, capacidade técnica e operacional para execução das atividades previstas e cumprimento das metas estabelecidas.
No momento da submissão do formulário eletrônico, o proponente deverá preencher todas as informações e enviar os anexos requisitados, de modo a auxiliar o Conselho Diretor do Cine-Theatro Central na avaliação dos projetos.
O critério de avaliação segue o que determina o Sistema Nacional de Cultura, que estabelece que os projetos sejam avaliados a partir do mérito, da relevância cultural e da diversidade, dentre outros requisitos.
Resumo do edital
Período de ocupação: de 1º de março de 2025 a 31 de março de 2026;
Inscrições: a partir de 14 de janeiro de 2025, exclusivamente pelo formulário on-line.
Critérios:
- Documentação;
- Mérito (originalidade, apresentação de características criativas e singulares na sua forma; inovação, novidade na abordagem, no conceito e/ou na execução);
- Exequibilidade (coerência em relação aos valores e objetivos do Cine-Theatro Central e da UFJF, bem como viabilidade e capacidade de realização);
- Relevância cultural (reconhecimento dos valores culturais advindos da proposta para o cenário local e/ou nacional);
- Diversidade (contemplação de áreas diversas, ideias inovadoras, singulares e que se destaquem).
Dúvidas serão respondidas pelo e-mail (cinetheatrocentral@ufjf.br) ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.