Ícone do site Tribuna de Minas

PJF programa volta do carnaval em 2022, mas avaliará quadro sanitário

perspectiva carnaval leo costa
PUBLICIDADE

Reportagem atualizada em 16/11/2021*

O carnaval deve voltar às ruas em 2022, e em sua data tradicional. Um pacto foi firmado neste sentido nesta sexta-feira (12), no encerramento do seminário “O carnaval e a cidade”, promovido pela Funalfa desde a última terça-feira (8), que também formalizou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que terá por objetivo definir as estratégias para a festa em 2022. Entre os pontos estratégicos a serem discutidos no GT estão a definição do local para os desfiles das escolas de samba e dos blocos, porém, a confirmação vai depender da situação da pandemia de Covid-19 no município.

PUBLICIDADE

Sobre a data de realização do carnaval em 2022, foi decidido que, se de fato for confirmado, ele voltará a acontecer junto ao feriado nacional, ao contrário do que vinha acontecendo há alguns anos, quando passou a ser realizado na semana anterior à Folia de Momo em todo o país. Os eventos pré-carnavalescos também serão realizados.

PUBLICIDADE

Outra mudança também anunciada é que os desfiles das escolas de samba não mais acontecerão no Parque de Exposições, na Zona Norte, local que recebeu as agremiações antes dos mais recentes desfiles terem sido cancelados. Entre as propostas para as novas apresentações estão o retorno à Avenida Barão do Rio Branco ou a Avenida Brasil.

Além dessa discussão, o grupo também vai debater sobre o local dos desfiles dos blocos de rua na região central de Juiz de Fora, se continuam na Rua Halfeld ou se alguns deles serão deslocados para a Avenida Getúlio Vargas; e, ainda, a estratégia de realização dos blocos de territórios.

PUBLICIDADE

Próximos passos

As primeiras reuniões do Grupo de trabalho acontecem nos próximos dias 18 e 25, às 16h, no Museu Ferroviário, com representantes da Funalfa e diversas secretarias do governo municipal, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Liga Independente das Escolas de Samba (Liesjuf), Associação de Blocos dos Foliões e Agremiações Carnavalescas (Aesbloc), representando os blocos da área central), e outros oito membros da sociedade civil, eleitos durante a plenária desta sexta-feira.

PUBLICIDADE

Mapeamento de blocos de rua

Outro passo é o mapeamento de blocos de rua interessados em participar do carnaval de 2022. A ação promovida pela Funalfa teve início na última sexta e prossegue até a próxima quarta, e os responsáveis podem preencher o formulário disponível no link divulgado. No caso dos responsáveis por blocos realizados em espaços fechados, não será necessário preencher o formulário.

Por enquanto, o mapeamento não é voltado para a autorização dos possíveis desfiles. Todas as decisões relativas ao carnaval de 2022 serão tomadas pelo grupo de trabalho. Em nota divulgada pela PJF, a gerente do Departamento de Estratégia e Inovação da Funalfa, Giovana Bellini, explica que o objetivo do mapeamento é utilizar as informações coletadas como base para as avaliações do GT.

Eventuais dúvidas sobre o mapeamento podem ser enviadas por mensagem para o WhatsApp 98871-1631, disponibilizado pela Funalfa.

PUBLICIDADE

*Diferente do que dava a entender a matéria publicada originalmente, a Prefeitura de Juiz de Fora não confirmou a realização do carnaval, mas a intenção de realizá-lo em 2022, a depender da situação epidemiológica.

Sair da versão mobile