Ícone do site Tribuna de Minas

Projeto leva ritmos musicais brasileiros a escolas municipais em JF

capa alma
alma mnarcelo
Foto: Marcelo Ribeiro
Por Julia Campos, estagiária sob supervisão da editora Juliana Netto
PUBLICIDADE

Plantar nas crianças a semente da música brasileira é o atual objetivo dos músicos Maíra Delgado, Roger Resende e Fernando Drummond. Através do projeto ‘Alma Brasileira’, eles almejam que floresça em jovens de dez escolas municipais de Juiz de Fora, com idades entre 8 e 14 anos, novos ouvintes de ritmos tipicamente brasileiros: choro, samba, bossa nova, baião e frevo.

Trata-se de um ‘concerto didático’, que além de levar no repertório Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Geraldo Pereira, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, entre outros grandes nomes da música nacional, também oferece um diálogo sobre a riqueza harmônica, melódica, histórica e poética dos gêneros trabalhados na iniciativa. Perguntas e brincadeiras fazem parte do circuito para gerar o máximo de interação possível com os alunos.

PUBLICIDADE

Idealizado e coordenado pela musicista, arte-educadora e produtora cultural Maíra Delgado, o projeto deve atender cerca de duas mil crianças entre os dias 13 e 21 de setembro. A iniciativa é patrocinado pela Lei Murilo Mendes e apoiada pela Secretaria de Educação, que ajudou na escolha das escolas que vão receber as visitas.

PUBLICIDADE

“Eles despertam para gêneros musicais que não são cotidianos no mundo deles. Nossa ideia é criar público para esses etilos e conscientizar que nosso país é muito rico musicalmente. Despertá-los para valorizar a música brasileira e para o interesse pelo assunto, e também ir ao encontro dos projetos culturais que já são desempenhados nas escolas”, conta a idealizadora, que define a iniciativa como “projeto de sensibilização”.

PUBLICIDADE

Primeira apresentação

A escola Municipal Áurea Bicalho, localizada no Bairro Linhares, Zona Leste da cidade, foi a primeira instituição a receber o ‘Alma Brasileira’ na manhã desta quarta-feira (13). Crianças e jovens, de 11 a 14 anos, dos 6º e 7º anos estiveram presentes na apresentação. A vice-diretora, Cátia Maria da Silva, disse que as crianças adoraram e soltaram a voz junto ao trio quando músicas mais conhecidas eram tocadas. “Eles tiveram oportunidade de conhecer outros ritmos, como o baião ou o chorinho, que às vezes muitos deles não têm nem conhecimento de que existem. Acredito que alguns podem ter gostado a ponto de aguçar a vontade de participar de aulas de música, de outros instrumentos. Eles ficaram muito motivados”, conta a vice-diretora. Maíra Delgado ficou motivada com o início da caminhada, e acredita que “a estreia não poderia ter sido melhor”.

PUBLICIDADE

Além de todos esses esforços para cultivar nessas gerações a importância de se valorizar a música e a cultura do lugar onde vivem, também está sendo filmado um mini documentário que mostrará cada passo do projeto. Serão apresentados depoimentos dos músicos, dos alunos e das escolas, contando como foi a experiência de participar da iniciativa. Depois de pronto, o documentário será divulgado na página do Facebook da Lei Murilo Mendes, no site da Prefeitura de Juiz de Fora, e na página do Facebook do Alma Brasileira.

Confira a programação do ‘Alma Brasileira’:

13/09 

PUBLICIDADE

10h | Escola Municipal Áurea Bicalho

14h | Escola Municipal Cosette de Alencar

14/09

PUBLICIDADE

13:30h | Centro de Educação de Jovens e Adultos Doutor Geraldo Moutinho (CEM)

16:30h | Centro de Educação de Referência Herval da Cruz Braz

19/09 

10h | Escola Municipal Doutor Adhemar Rezende de Andrade

14:30h | Escola Municipal Jerônimo Vieira Tavares

20/09 

10h | Escola Municipal Pedro Marques

13:30h | Escola Municipal Santa Cecília

21/09 

10h | Escola Municipal Menelick de Carvalho

13:30h | Escola Municipal Carolina de Assis

Sair da versão mobile