Ainda em comemoração aos 174 anos de Juiz de Fora, a Secretaria de Turismo (Setur) promove, na próxima semana, cinco visitas guiadas por pontos turísticos de Juiz de Fora, dentro do projeto “Caminhando pela história”. Os passeios acontecem entre terça-feira (17) e o dia 25 deste mês e são gratuitos. São disponibilizadas 20 vagas em cada um dos passeios, e as inscrições podem ser feitas através da plataforma Sympla, sete dias antes de cada visita.
Um dos principais passeios é o que acontece na fábrica centenária Hofbauer. Produzida no convento da Igreja Nossa Senhora da Glória, foi fundada pelos religiosos holandeses da Congregação Redentorista no final do século XIX. Ela mantém, ainda, os padrões e receitas originais desde sua fundação em Juiz de Fora pela maneira artesanal como é feita.
Uma novidade desta edição do “Caminhando pela história” é o passeio pelo morro do Bairro Esplanada, que recebeu a intervenção do projeto “Colorindo o Habitar”, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Este é o primeiro macromural da cidade e cerca de 90 casas foram pintadas em uma área de, aproximadamente, 15 km². Esta visita será guiada pela assessora da Secretaria de Governo (SG), Júlia Daibert, e mais três moradoras do bairro.
O projeto também programou uma visita ao Museu Mariano Procópio (Mapro), considerado um dos mais importantes do Brasil no que diz respeito ao acervo dos séculos XVIII, XIX e XX. Neste passeio guiado, os interessados também conhecerão as exposições em cartaz no equipamento: “Juiz de Fora: cidade sensível, cidade visível”, “Rememorar o Brasil: a independência e a construção do Estado-Nação” e “Fios de Memória: a formação das coleções do Museu Mariano Procópio”.
Além desses espaços, o “Caminhando pela história” promove passeio por marcos turísticos e históricos da cidade, como a Praça da Estação, o prédio da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, considerada a entidade mais antiga de Minas Gerais e a quarta do Brasil, e o Mercado Municipal que, por estar em reforma, sua contextualização acontece em frente ao complexo Bernardo Mascarenhas. O público interessado será direcionado à tenda provisória montada para ter acesso aos produtos comercializados no lugar.
As pessoas idosas ligadas ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa terão um passeio à parte. Elas serão acompanhadas pelo historiador Roberto Dilly em uma visita ao Museu do Crédito Real, que ainda preserva a história do primeiro banco mineiro fundado na época do Império. O equipamento reúne documentos desde a abertura do banco, cujo prédio foi tombado pelo patrimônio histórico em 2005.
Confira a programação completa do “Caminhando pela história”
Segunda-feira (17) – Centro Histórico de Juiz de Fora
Início: 15h
20 participantes
Ponto de encontro: Praça da Estação
Inscrição
Quarta-feira (19) – Museu do Crédito Real
Início: 10h
Ponto de encontro: Museu do Crédito Real
Centro de Convivência da Pessoa Idosa
Quinta-feira (20) – Igreja da Glória e Cervejaria Hofbauer
Início às 15h
20 participantes
Ponto de encontro: Igreja de Nossa Senhora da Glória
Inscrição
Sexta-feira (21) – Museu Mariano Procópio
Início: 15h
20 participantes
Ponto de encontro: Museu Mariano Procópio – Rua Dom Pedro II, 350
Inscrição
Terça-feira (25) – Projeto “Colorindo Habitar”
Início: 14h30
20 participantes
Ponto de encontro: entrada principal do escadão do Bairro Esplanada, na Rua Professor Walquírio Seixas de Faria, próximo ao número 610.
Inscrição