O Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), Memorial da República Presidente Itamar Franco, Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA) e Forum da Cultura (Museu da Cultura Popular), todos vinculados à Pró-reitoria de Cultura da UFJF, estão participando da MuseumWeek 2020, um festival internacional apoiado pela Unesco e dedicado às instituições nas mídias sociais. Esta edição tem o tema geral #TogerthenessMW (união) e busca prestar apoio às populações em quarentena e a todos os que estão lutando contra a pandemia do coronavírus. Até o próximo domingo (17), os museus participantes integrarão essa rede produzindo conteúdo digital no formato “7 dias, 7 temas, 7 hashtags” para plataformas como Instagram e Facebook.
Desafiados a desenvolver postagens com temas diários, que vão de #Heróis a #Clima e #Sonhos, os museus ligados à UFJF encontraram na proposta da MuseumWeek possibilidades de se conectarem mais com seus públicos. O Memorial da República, por exemplo, preparou uma programação especial, totalmente digital, com Podcast, vídeo para o iGTV, divulgação do acervo e lembranças de eventos e exposições já realizadas.
No primeiro dia da semana (11), #Heróis, o Forum Cultura homenageou os enfermeiros com uma postagem sobre as primeiras turmas formadas pela pioneira Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo, instalada em 1947 e que é parte das origens do Curso de Enfermagem da UFJF. Já o MAEA abriu a MuseumWeek com uma homenagem aos povos indígenas, por sua resistência heroica a várias ações de extermínio ao longo da história do país.
A participação na MuseumWeek não é novidade para o MAMM: em 2019, o evento coincidiu com a 17ª semana nacional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e a programação em Juiz de Fora foi ajustada para se alinhar às propostas de temas das hashtags. Em 2020, o MAMM preparou várias postagens, começando com uma homenagem aos profissionais #HeróisMW que continuam a trabalhar nesse momento para garantir a segurança, limpeza e manutenção do museu.
Além de seus órgãos executores museus, a própria Pró-reitoria de Cultura está participando da MuseumWeek com postagens no Instagram e no Facebook relacionadas às hashtags propostas pelo evento, abordando ações e questões que também fazem referência a ações museais.