Ícone do site Tribuna de Minas

Saiba quais são as músicas mais tocadas no Carnaval

músicas mais tocadas no Carnaval

Foto: Leonardo Costa

marchinha
Além de músicas famosas nesta época do ano, marchinhas também ganham destaque (Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) faz um levantamento com as músicas mais tocadas, em todos os anos, em cada estado brasileiro, durante o carnaval. De acordo com a pesquisa, publicada na última semana, “Eva”, conhecida pela interpretação da Banda Eva, é a mais tocada em shows e trios elétricos, em Minas Gerais.

A listagem aponta as cinco músicas mais apreciadas ao longo da folia. Depois de “Eva”, de Cartavetrata, Umto, Ficarelli, as outras músicas, em ordem, são: “País tropical”, de Jorge Ben Jor, “Não quero dinheiro”, de Tim Maia, “Praieiro”, de Manno Goes, “Arerê”, de Gilson Babilônia e Alaim Tavares e, por fim, “Parará (I’m soul good), de Diego Nascimento e Tomate.

PUBLICIDADE

O levantamento do Ecad, além do ranking de músicas mais tocadas, ainda dá conta da arrecadação dos direitos autorais durante esse período no estado. No último ano, o valor arrecadado de organizadores e promotores de shows e eventos no estado foi de R$ 2,2 milhões, neste período, em 2023. Esse número representa um crescimento de mais de 510% em comparação ao ano de 2022, quando o carnaval foi suspenso no estado, por conta da covid-19.

PUBLICIDADE

Em nota divulgada à imprensa, Ênio Medeiros, gerente do Ecad que atende Minas Gerais, a expectativa de arrecadação, neste ano, é ainda maior. “A volta do carnaval em 2023, depois das restrições de 2022, foi representativa em termos de valores pagos em todo o estado. Este ano, teremos uma extensa programação de carnaval de rua em diversas cidades e diferentes eventos carnavalescos e temos reforçado junto aos organizadores das festas, tanto da iniciativa pública quanto privada, sobre a importância do licenciamento musical para remunerar compositores e artistas. É fundamental que todos valorizem os compositores e reconheçam a importância da música para os seus eventos e negócios”, afirmou.

O Ecad, neste ano, lançou uma campanha focada na conscientização sobre a importância do pagamento do direito autoral, intitulada “Com música, a folia fica melhor”. Ela é voltada para aqueles que utilizam música publicamente em programações e eventos carnavalescos. Ela ainda reforça a importância da música para essa época e do licenciamento para executar as canções publicamente.

PUBLICIDADE

As marchinhas

Um outro levantamento do Ecad ainda dá conta das marchinhas mais populares no Brasil durante os últimos cinco anos. A que lidera a música é “Mamãe eu quero”. E, além dela, tem “Me dá um dinheiro aí”, “Jardineira”, “Allaah-la-ô”, “Ta-hi (Pra você gostar de mim)”, “Cidade maravilhosa”, “Marcha da cueca”, “Saca-rolha”, “Vassourinhas” e “Sassaricando”.

De acordo ainda com uma pesquisa da Nikita Music Digital, especializada em distribuição digital de música e monetização, a procura por marchinhas carnavalescas aumenta 2500% nos primeiros meses do ano, em relação aos meses anteriores. O que aponta, ainda, a procura intensa por esse tipo de música durante o Carnaval e que a tradição de se tocar marchinhas está mantida.

PUBLICIDADE

“É difícil dizer o que o futuro reserva para as marchinhas de Carnaval. No entanto, é provável que elas continuem a ser populares por muitos anos. As marchinhas são parte da cultura brasileira, e elas são uma parte essencial do Carnaval”, afirma, em nota, o diretor da Nikia, Felippe Llerena.

Hits do Carnaval

Antes mesmo de o Carnaval começar, os músicos brasileiros já começam a lançar músicos para embalar as folias. São, sobretudo, canções feitas exatamente com essa proposta. Neste ano, os hits são vários, e incluem: “Macetando”, de Ivete Sangalo e Ludmilla, “Perna bamba”, de Léo Santana e Parangolé, “Poc poc”, de Pedro Sampaio, “Cama repetida”, de Léo Santana e Zé Felipe, dentre outras.

Além dessas, que são recentes, outra música que marcou a folia foi “Escrito nas estrelas”, de Tetê Espíndola, que voltou a ganhar a mídia depois de Márcia Fu a cantar no reality show “A fazenda”. A versão da cantora Luana Prado é a que, de fato, ganhou os holofotes.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile