O Museu de Cultura Popular do Forum do Cultura sedia a exposição “Histórias e mitos dos Orixás” até o próximo dia 29. Na mostra, que valoriza a mitologia Iorubá, é possível ter contato direto com as raízes africanas que fazem parte da identidade cultural do Brasil. A proposta é também refletir sobre as contribuições dos povos do continente africano para a formação da nação e como seus costumes e tradições fazem parte da cultura brasileira. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e faz parte da programação da 17ª Primavera dos Museus.
“Histórias e mitos dos Orixás” traz para os moradores da cidade a oportunidade para conhecer a mitologia Iorubá, que é um conjunto de crenças que deu origem a diferentes religiões de matriz afro-brasileira (como por exemplo o Candomblé). Sendo assim, são expostas mais de 30 peças do acervo do museu que trazem representações de alguns dos orixás, figuras que estão conectadas às forças da natureza e são símbolos de proteção e sobrevivência.
Essas obras são de diferentes lugares do Brasil, sendo feitas com materiais como gesso, cerâmica, couro, madeira e etc. Na exposição, há parte dos mais de 400 orixás da cultura iorubana como, por exemplo, Oxalá, Oxóssi, Iemanjá, Obá e outros. Além das peças, a influência Iorubá também é demonstrada a partir da música, já que influenciou fortemente os principais gêneros musicais brasileiros que foram se formando no contexto pós-abolicionista (como por exemplo o choro, samba, lundu, maxixe, baiano, maracatu e outros). Por isso, além das obras, também são colocados em exposição diferentes instrumentos musicais que tiveram a origem nas culturas africanas e que passaram a integrar o repertório brasileiro (como tambores e ganzás).
O público pode ter acesso a letra das músicas e as citações a orixás em seus versos durante a exposição, além da possibilidade de, com um QR Code, poder acessar informações sobre os orixás. Vão ser disponibilizados, por exemplo, conteúdos sobre oferendas, ervas, cores e contos sobre os orixás.
Um dos objetivos da mostra “Histórias e mitos dos Orixás” é desmistificar preconceitos em relação às religiões de matriz africana, além de apresentar para a população as várias camadas de equilíbrio dessas forças. Ao longo da história dessas religiões no país, é notável que seus elementos atuaram como pontos de resistência da população negra, principalmente através de ritos, terreiros e quilombos. Por isso, o objetivo é valorizar o potencial democrático de inclusão dessas vozes historicamente marginalizadas.
Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus é parte de uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), feita, anualmente, com objetivo de incluir diferentes museus e instituições culturais do país. O evento ocorre durante o início da estação da primavera e, em 2023, tem como tema central “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.