Ícone do site Tribuna de Minas

Credenciamento para a Conferência Municipal de Cultura começa nesta quarta

editais funalfa
PUBLICIDADE

Envolver o Poder Público e a sociedade civil no debate sobre a cena cultural é um dos objetivos da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Juiz de Fora. O evento, que tem seu credenciamento realizado a partir desta quarta-feira (13), é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). As pessoas interessadas em participar devem ficar atentas, pois o prazo segue aberto até a próxima sexta-feira (15), pelo link.

A participação é gratuita, e as pessoas interessadas poderão escolher entre se credenciar como observadores, que contribuem com as discussões, mas sem direito a voto, ou como delegado/delegada, tendo as atribuições de discutir e votar as propostas que forem apresentadas.

A idade mínima para inscrição como observadores é de 14 anos. Quem se credenciar para as funções de delegados deve, obrigatoriamente, estar incluído no Cadastro Municipal de Agentes Culturais (CAD Cultural) e ter idade igual ou maior que 18 anos. As pessoas que tiverem dificuldade de acesso à Internet ou precisarem de ajuda para o credenciamento podem solicitar, sem custos, o apoio da Funalfa, com agendamento pelo telefone 3212-1272, em horário comercial.

PUBLICIDADE

A 4ª Conferência Municipal de Cultura acontece de 20 a 22 de setembro, e constitui um espaço de participação popular, que busca elencar prioridades, estabelecer metas e indicar direcionamentos para as políticas públicas de cultura que serão aplicadas nos próximos anos.

Conferência busca elencar prioridades, estabelecer metas e indicar direcionamentos para as políticas públicas de cultura que serão aplicadas nos próximos anos (Foto:Arquivo/TM)

A diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa Sales de Almeida, destaca a importância da retomada das conferências, após vários anos de lacuna, ao mesmo tempo que o Ministério da Cultura (MinC) se recompõe. “Neste ano, acontecem as conferências municipais e estaduais, culminando com a Conferência Nacional de Cultura em março do ano que vem. É um momento de fortalecimento da participação popular, de agregar propostas e ideias”, destacou por meio da assessoria.

Eixos norteadores os debates:

Eixo 1: Institucionalização, marcos legais e sistema nacional de cultura

PUBLICIDADE

Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e participação social

Eixo 3: Identidade, patrimônio e memória

PUBLICIDADE

 Eixo 4: Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade napolítica cultural

Eixo 5: Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade

Eixo 6: Direito às artes e às linguagens

PUBLICIDADE

Programação

Dia 20 – Quarta-feira

Local: Teatro Paschoal Carlos Magno | Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião – Centro

* 17h – Café

PUBLICIDADE

* 18h – Abertura Oficial

* 18h30 – Palestra Magna: “Democracia e Direito à Cultura”, com a prefeita Margarida Salomão e a Secretária Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins

Encerramento – Apresentação cultural

Dia 21 – Quinta-feira

Local: UniAcademia – Rua Halfeld 1.179 – Centro

18h – Café

18h30 – Credenciamento

19h – Leitura do Regimento

19h30 às 22h – Painel temático e início dos Grupos de Trabalho de cada eixo

* Inscrição de candidatos a Delegado Estadual durante todo o evento

Dia 22 – Sexta-feira

Local: UniAcademia – Rua Halfeld 1.179 – Centro

14h – Credenciamento

14h30 – Reunião dos Grupos de Trabalho de cada eixo

16h30h – Café

17h às 20h – Plenária final, eleição de delegados para a Conferência Estadual de Cultura e definição das propostas

Sair da versão mobile