A artista visual Gisele Ogera realiza sua primeira mostra, “Regenera!”, no Espaço Manufato, com curadoria de Cristina Suzuki. Com inauguração marcada para esta sexta-feira (12), às 19h30, a exposição tematiza a regeneração presente na natureza e a sua relação com a humanidade.
Munida de mídias como o vídeo, impressões botânicas, reciclagem e uso de técnicas que utilizam materiais orgânicos e naturais, Gisele cria um trabalho com possibilidades de “desfazer-se de um modo rígido de comportamento, quebrar e despir-se de resíduos que direcionam um pertencimento imposto”, como conta.
Gisele já participou de diversas exposições em espaços independentes e expôs suas obras em circuitos da arte visual contemporânea. Com curadoria da artista Cristina Suzuki, colega de longa data, as obras ganham um novo significado em “Regenera!”.
Muitos títulos foram pensados para a exposição, desde “Floresta impressa” a “A floresta não é paisagem”, que buscavam captar o espírito das obras da artista. Porém, foi “Regenera!”, sugerido por ela própria, uma espécie de “abracadabra”, que a ajudou a despertar e renovar.
Regeneração é a base de toda pesquisa artística de Gisele: árvores caídas, folhas em decomposição, casas demolidas, móveis e utensílios abandonados, roupas descartadas, que inclusive são tingidas e pintadas com terra e planta que, segundo Gisele, “são peças usadas por outros seres e que se encantam e se moldam em diversos corpos, cada um deixando suas formas de relação com o ser”.
Sob alguns contextos sociais, certos gestos artísticos têm uma faceta caricata ou desproposital, escreve Cristina Suzuki, sobre a curadoria. “O trabalho de Gisele Ogera pode ser interpretado como tal. Entretanto, artistas são os que se desfazem dos modos rígidos de comportamentos instituídos que replicamos automaticamente, para mostrar o quão incoerentes eles podem ser quando nos perguntarmos qual a lógica da forma que vivemos, e se ela está nos levando mais rapidamente à própria extinção”.
Serviço
“Regenera!”
Espaço Manufato (Rua Fonseca Hermes 36/301 – Centro)
Inauguração sexta-feira (12), às 19h30
Visitação de 15 de junho a 3 de julho, de segunda a sexta, das 15h às 20h
Entrada franca
*Estagiária sob a supervisão da editora Cecília Itaborahy

