Neste sábado (15), a Tribo de Jah volta a Juiz de Fora, depois de mais de dez anos, para o Festival Positive Vibration, que acontece na Versus, a partir das 21h. O evento conta ainda com Sujeito Pessoa, Caio Vilela, Banda Resistência Reggae e participação especial de Afroditte. Nos intervalos, DJs Roots, Asterix e Obeelix ocupam o palco. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Uniticket.
Considerada pioneira do reggae no Brasil, a Tribo de Jah foi formada em São Luís, no Maranhão, em 1986. Um de seus fundadores é Fauzi Beydoun, radialista nascido em São Paulo, que morou por quatro anos na Costa do Marfim, na África, lugar onde se aprofundou no gênero. Na capital do estado, onde se radicou anos depois, mantinha um programa de reggae de sucesso. Seu fascínio acabou dando origem à banda, uma das responsáveis pela expansão dessa música na cidade e, em consequência, em todo o estado e no Brasil. O reggae, por isso, era tão efervescente em São Luis, nos anos 1980, que recebeu o título de “Jamaica Brasileira”.
40 anos de Tribo de Jah
Juntaram-se à Fauzi Beydoun alguns dos integrantes do grupo de baile Banda Reflexo que, naquela época, era conhecida por apresentar um repertório que abrangia os principais ritmos da época, incluindo o reggae. Além disso, alguns dos músicos desse grupo eram deficientes visuais: quatro deles cegos e um com visão parcial. Eles se conheceram ainda meninos na Escola de Cegos de Maranhão e compartilhavam do desejo de aprender instrumentos. Juntos desde então, embarcaram na Tribo de Jah com o fundador. Nesses quase 40 anos de Tribo de Jah, a banda apresenta uma discografia extensa, com shows pelo Brasil inteiro e no exterior.
Feira no festival
Além dos shows, o Festival Positive Vibration promove uma feira de artesanato, stand da Renegada 42 e Du Carvalho Personalizados, flash tattoo com Thamy Saldanha e opções gastronômicas.