Entre os dias 11 de novembro e 14 de dezembro, Juiz de Fora torna-se palco pela primeira vez do Festival Botecar. O concurso reúne 23 bares de Juiz de Fora e traz como tema da edição inaugural “Sabores Artesanais – Feito à Mão – Feito com o Coração”. Segundo a organização, os estabelecimentos participantes criaram pratos exclusivos com o intuito de exaltar a culinária e o artesanato mineiro. Assim, o evento promete unir gastronomia, arte e tradição, transformando os botecos da cidade em verdadeiras oficinas de sabores e experiências.
O festival, já realizado em Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro, propõe unir gastronomia, arte e identidade regional. Os donos de botecos foram convidados a se inspirar em elementos do artesanato local – suas formas, cores e histórias – e a criar tira-gostos que representem aspectos da cultura mineira, como a rusticidade do interior e as memórias afetivas ligadas à comida.
“O artesanato tem tudo a ver com o espírito do Botecar. É uma arte feita à mão, com alma, com tempo e com afeto, assim como um bom tira-gosto de boteco. Queremos que o público sinta esse orgulho de ser mineiro em cada prato servido, e que Juiz de Fora viva uma verdadeira festa de sabores e histórias”, destaca o idealizador e organizador do festival, Antônio Lúcio Martins.
O público e um júri especializado irão eleger o Melhor Boteco do festival na cidade. Serão avaliados critérios como sabor, temperatura da bebida, atendimento e ambiente. O público poderá votar digitalmente por meio de QR Code disponível nos estabelecimentos participantes, e a apuração será feita por uma empresa independente, garantindo a transparência do processo.
Na edição juiz-forana, bares de diferentes regiões integram o circuito. São eles: Pagu Cozinha Livre, Quintal, Bar do Abud, Buteco Central, Garagem Anbar, Venebar, Espeto e Cia, Teds Pub, Estrela Sul Bar e Gastronomia, Santo Crime, Sobradin, Copo Americano, Santé, Bar da Véia, Santa Birita, Seu Espeto, Incite Beer, Deck Aeroporto, Barril, Cantinho da Gente, Império da Batata e Pimenta, Picanha e Pinga.
“Nosso festival é, antes de tudo, um tributo à cultura feita por gente comum, que transforma o cotidiano em arte, seja com barro, seja com mandioca. O Botecar sempre celebrou a mineiridade e, agora, encontra em Juiz de Fora um território fértil para essa festa”, completa Antônio Lúcio.
Patrocinado pela Petra Puro Malte e Del Maipo, o festival é realizado pela AL2 Eventos. Além de Juiz de Fora, o Botecar também tem a previsão de ocorrer nas cidades de Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia e Divinópolis.
* Estagiária sob supervisão da editora Carolina Leonel
Serviço
Botecar Juiz de Fora 2025
Data: 11 de novembro a 14 de dezembro
Locais: Diversos botecos de Juiz de Fora
