Ícone do site Tribuna de Minas

Projeto movimenta a cena cultural de Cataguases até maio de 2025

Cataguases Praça Santa Rita
PUBLICIDADE

Foi lançado na última sexta-feira (11), no Anfiteatro Ivan Müller Botelho, com show da Banda Surfa, o projeto Cataguartes. O objetivo é realizar uma série de atividades culturais, promovendo artistas e coletivos da região, além de fomentar a economia criativa local , na vizinha Cataguases, distante cerca 120 quilômetros de Juiz de Fora. A iniciativa conta com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Energisa e do Instituto Energisa.

Para começar o projeto com o pé direito, já está em cartaz na cidade, no Centro Cultural Humberto Mauro, a exposição fotográfica “Nem o verbo. Nem o caos. O início foi o barro”, de Nevinha Werneck. Para a produção das fotografias, a fotógrafa acompanhou a sua irmã Maria Thereza Werneck durante anos, e fez apanhado antropológico de imagens sobre o fazer ancestral do trabalho dos artesãos do barro.

PUBLICIDADE

O projeto Cataguartes, realizado e gerido pela Amar Projetos Culturais, entretanto, segue com atividades até maio de 2025. Serão realizados shows, peças, exibição de audiovisual, oficinas artísticas, exposições de artes visuais e capacitação de produção e gestão cultural. Com uma programação diversa, gratuita e com a inclusão de medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência, o projeto pretende agradar diversos públicos, segundo Amauri Motta Rocha, gestor cultural do projeto.

PUBLICIDADE
Amauri Motta Rocha, gestor cultural do Cataguartes (Foto: Divulgação)

“Cataguases tem uma excelência cultural fora de série, berço de grandes artistas. Para a gente, é um prazer trazer para cá esse programa. Com ele, a gente espera dar um novo alento e um desafio para a cidade, que é uma referência em Minas Gerais na questão cultural.” Para ele, o projeto também significa um desafio. “É um desafio pela multiplicidade de eventos mas, ao mesmo tempo, além dos artistas o programa também está contando com produtores experientes da cidade. é um programa agregador e, ao mesmo tempo, formatador de uma imagem que é as pessoas possam se identificar e ter uma referência de um movimento cultural dentro da cidade.”

Os espaços culturais do Instituto Energisa, na Região Central de Cataguases, vão abrigar as atividades do projeto, sendo apresentadas três exposições de artes visuais; quatro oficinas artísticas; sete apresentações de artes cênicas; 15 apresentações musicais e 16 exibições audiovisuais no local.

PUBLICIDADE

Além das exibições e apresentações, também serão ofertadas capacitações voltadas para artistas, produtores e técnicos, secretarias de cultura e empresas do setor cultural.
A programação completa e outras informações podem ser acessadas em @cataguartes e @institutoenergisa, e no site www.cataguartes.com.br.

Sair da versão mobile