Ícone do site Tribuna de Minas

Teatro, música e muita brincadeira no fim de semana das crianças

Dom Chicote Mula Manca, da Isto Cia. Teatral, tem como mote a busca pela verdade e a justiça
PUBLICIDADE

Dom Chicote Mula Manca, da Isto Cia. Teatral, tem como mote a busca pela verdade e a justiça

PUBLICIDADE

A famosa personagem infantil está entre as atrações da “Brincafeira de livros”, do Mamm

Se o dia 12 de outubro é da garotada, nada mais justo que um fim de semana de atrações inteiramente dedicado a elas. A aventura começa hoje, com contação de histórias, brincadeiras e apresentação de “Dom Chicote Mula Manca”, da Isto Cia.Teatral. Durante a “Brincafeira de livros”, do Museu de Arte Murilo Mendes, haverá encontro com autores e com a famosa Bruxa Cremilda. No domingo, além de apresentações da Caravana Mezcla de Palhaços, entre os destaques está o show de Rubinho do Vale, no Teatro Solar, e o grupo Duolhodágua, na Universidade Federal de Juiz de Fora. Para quem ainda curte um passeio no parque do Museu Mariano Procópio, é oportuno conferir a exposição “O que me encanta no parque.” Fique atento para não perder tudo o que vem por aí.

Dom Chicote Mula Manca é um nobre cavaleiro em defesa dos pobres e oprimidos. Ao lado do garoto Zé Chupança, que está à procura de seus carneiros roubados, ele sai em busca de verdade e justiça. Chupança decide falar com o rei sobre o crime, mas o monarca não dá importância aos problemas dos mais pobres. Enquanto tenta ajudar o novo amigo, ele desejará lutar com um touro, um espantalho gigante e algumas fiandeiras, mulheres que, em sua fértil imaginação, são verdadeiras bruxas. Pela caminhada, a dupla ainda se deparará com mendigos, mucamas, mercadores e soldados. Adaptada do Clássico de Miguel de Cervantes, a peça foi escrita pelo dramaturgo Oscar Von Pfuhl.

PUBLICIDADE

“Montamos o texto de Von Pfuhl na íntegra. A intenção dele era trazer Cervantes para o universo infantil de modo que a criança consiga entender o mote que conduz a história: a busca pela verdade. Mostramos todo o delírio do personagem e a tentativa de Zé Chupança de trazê-lo para a realidade”, conta Denise de Oliveira, que cuida da direção do espetáculo, já montado pela Isto em 2009. O trabalho rendeu à trupe o terceiro lugar na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança daquele ano. “É um texto muito bonito e não muito montado. É bom que foge um pouco dos clássicos da Disney. A meninada só sabe o que é passado no cinema. Conheço pessoas que se interessaram pelo original nos assistindo.” A trilha sonora, totalmente instrumental, e o figurino aludem ao sertão nordestino. As apresentações estão agendadas para 11, 12, 18 e 19 de outubro, às 16h, no CCBM.

Manhã com a Bruxa Cremilda

Quem nunca se perguntou como é a Bruxa Cremilda de carne e osso? A proeza será possível para quem participar da “Brincafeira de livros”, do Mamm. Neste fim de semana, das 10h às 18h, terá jogos e minitorneiros. José Maria Guerra, autor de “O tesouro de Caredu”, fará contação de histórias na manhã deste sábado. A obra será distribuída para os presentes. Saindo do centro da cidade, a opção é ir para a praça do Bairro Benfica. Lá, das 9h às 13h, rolará brincadeiras com a turma do Sítio do Picapau Amarelo e show com os palhaços Fuxico e Xaveco. Aos previamente inscritos, o Museu Mariano Procópio oferece a oficina temática “Brincando com o menino imperador”, das 11h às 14h. Vale ainda parar para saber o que mais chamou a atenção na paisagem secular dos alunos que participaram do concurso cultural “O que me encanta no parque”. Estão expostos, até 4 de janeiro de 2015, desenhos dos vencedores e dos demais classificados. Já das 15h às 18h, no Santa Chuz Shopping, haverá oficina de bijuteria, pintura de rosto, escultura de balões e ilha de recreação.

PUBLICIDADE

Cantador mineiro das terras do Jequitinhonha, Rubinho do Vale aporta no Teatro Solar, às 16h deste 12 de outubro, com o show “Inventa”. São mais de 15 discos gravados, sendo sete deles dedicados aos pequenos. No projeto que integra o “Diversão em cena”, promovido pela ArcellorMittal, ele investe em canções alegres e divertidas. Prometendo um dia especial para os baixinhos, a “Manhã da criançada”, da Universidade Federal de Juiz de Fora, vai promover troca de livros e gibis, apresentação da Caravana Mezcla de Palhaços e show de música instrumental com o grupo Duolhodágua. Alexandre Moraes (violão), André Oliveira (violino) e Lula Ricardo (contrabaixo) darão uma prévia do CD “Giro cigano”. Alexandre adianta o que a ilustre plateia pode esperar. “Sons originais e com identidade de Juiz de Fora.” A Caravana Lúdica, espetáculo executado pela Caravana Mezcla de Palhaços e o grupo Lúdica Música, agitará a tarde no Alameda Shopping, a partir das 14h. O repertório é de Música Popular Brasileira. Sob o comando de Cíntia Brugiolo, a turma do Contaê oferece um cardápio de quitutes, histórias e brincadeiras na Livraria Liberdade, às 16h30. Integração com as crianças, às 9h, no Parque da Lajinha, e Palhaço Carequinha, às 15h, no Bairro Caiçaras, também fazem parte da programação.

Sair da versão mobile