Ícone do site Tribuna de Minas

A hora da ‘maioridade’

corona e uma das sete bandas que se apresentam na abertura divulgacao

corona-e-uma-das-sete-bandas-que-se-apresentam-na-abertura-divulgacao

Coroña é uma das sete bandas que se apresentam na abertura (Divulgação)
PUBLICIDADE

Coroña é uma das sete bandas que se apresentam na abertura (Divulgação)

PUBLICIDADE

Tudo começou há muito tempo atrás, mais precisamente em 1999 – no século ou milênio passado, se preferir. Com formatos e tamanhos diferentes, passando por todos os perrengues econômicos que um país como o Brasil pode oferecer, o Festival Bandas Novas segue na atividade com o objetivo de mostrar o que rola na produção roqueira de Juiz de Fora e inicia, neste sábado, a sua 18ª edição com a apresentação de sete bandas no CCBM: Dekradi, Os Calhordas, Coroña, JãoJuntos, Querosene, Dois Gumes e Insannica. As atividades terão início às 15h, e para entrar o pacato cidadão precisa apenas contribuir com R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível, pois o rock também pode ter caráter beneficente.

No total, o festival terá 11 datas até seu encerramento, no dia 17 de dezembro, com shows de 36 bandas espalhadas em quatro palcos. O CCBM volta a receber o Bandas Novas nos dias 9 de julho, 13 de agosto, 1º de outubro, 26 de novembro e 17 de dezembro. A Praça Antônio Carlos será tomada pelo rock nos dias 30 de julho e 17 de setembro, enquanto a Praça da Estação será o centro das atividades no próximo dia 25 e também em 27 de agosto. Já a Praça CEU, em Benfica, recebe o festival pela primeira vez no dia 23 de julho, marcando o retorno do evento à Zona Norte.

Duas das ações beneficentes já tradicionais do festival estão mais uma vez confirmadas. O Sabadão Solidário, em celebração ao Dia Mundial de Combate à Aids, acontece em 26 de novembro, e o Rock de Natal será em 17 de dezembro, quando o público poderá doar um brinquedo com o valor do ingresso.

Um dos idealizadores e organizadores do Bandas Novas, Adriano Polisseni (do Patrulha 66) poderia aproveitar a chegada da “maioridade” para celebrar a resiliência do evento na programação cultural juiz-forana, afinal mais de 900 bandas já passaram pelo evento, entre novatas e veteranas, sejam elas de metal, punk rock, hardcore, hard rock, grunge, blues e progressivo, sem se esquecer do trabalho beneficente com a arrecadação de alimentos e brinquedos, além da distribuição de panfletos a respeito da conscientização sobre o risco das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

PUBLICIDADE

Para Adriano, porém, o que importa é fazer a engrenagem manter-se em atividade, sem muita firula. “Para mim, será apenas mais um festival, porque a ideia nunca foi parar, esse negócio de só olhar para trás é complicado. Organizo eventos desde o início, em 1983, sempre enfrentando dificuldades. Mas é uma conquista legal, não se pode negar.”

As dificuldades, inclusive, continuam presentes graças à conjuntura econômica atual, destaca Polisseni. O festival conseguiu manter a mesma verba pública conseguida em 2015 com a Funalfa, que previa um valor 30% inferior ao solicitado, mas que possibilita que o Bandas Novas esteja marcando presença.

PUBLICIDADE

“Conseguimos o apoio de patrocinadores, e, com isso, aumentamos o número de datas de nove para 11. Não dá para ter uma estrutura maior, até porque o preço das coisas aumentou em um ano, mas teremos um som de boa qualidade, iluminação boa. O CCBM mesmo está com uma iluminação nova, com laser, máquina de fumaça, vai permitir um visual bacana”, elogia. Além disso, Adriano comemora a inclusão da Praça CEU, em Benfica, dentro da programação. “Vai ser legal ter a Zona Norte no festival. Antes tínhamos o Rock Zona Norte dentro do evento, será bom inserir as bandas da região.”

Prova de que o Bandas Novas é referência na cidade e além é o número de artistas que se inscreveram para a seleção do cast final: foram 235 nomes que demonstraram interesse, sendo selecionadas 32 de Juiz de Fora e mais quatro de outros municípios: El Panda (Barra do Piraí – RJ), Nympho (Rio de Janeiro), Dracon (Muriaé) e Suicide Control (Cataguases). Apesar de não ter mais os tradicionais prêmios, gravação de CD e vídeos independentes, o festival ainda mantém evidente a sua marca: a de ferramenta para a divulgação e consolidação do cenário musical local.

PUBLICIDADE

18º FESTIVAL DE BANDAS NOVAS

Com Dekradi, Os Calhordas, Coroña, JãoJuntos, Querosene, Dois Gumes e Insannica

Neste sábado, a partir das 15h

PUBLICIDADE

CCBM

(Avenida Getúlio Vargas 200)

Sair da versão mobile