Ícone do site Tribuna de Minas

Velozes e muito mentirosos

Todo exagero é pouco na franquia 'Velozes e furiosos', que chega ao oitavo longa da franquia (Foto: Divulgação)
Todo exagero é pouco na franquia ‘Velozes e furiosos’, que chega ao oitavo longa da franquia (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Qual o problema em tentar se superar ao criar histórias cada vez mais distantes da realidade? A possibilidade de chegar num ponto em que você pode se tornar paródia de si mesmo. Este é o risco que “Velozes e furiosos” não tem a menor vergonha de enfrentar no oitavo filme da franquia, que tem pré-estreia nesta quarta-feira em Juiz de Fora. Dirigido por F. Gary Gray, “The fate of the furious” (título em inglês) vai ainda mais fundo na galhofa, no exagero, na extravagância e na autoironia, mostrando que o longa anterior, dirigido por James Wan, ainda não havia chegado ao ápice da espetacularização do absurdo e da suspensão da descrença, mostrando que a franquia tomou caminhos jamais imaginados na época de lançamento do primeiro longa, no agora muy distante 2001.

Dessa vez, a equipe de criminosos gente boa terá que lidar com o peso da traição, cometida justamente pelo líder da “família”, o ex-corredor clandestino Dominic Toretto (Vin Diesel). Ele deixa todos os seus parceiros na mão após uma missão, e toda a galera vai para a cadeia. A história poderia parar por aí, mas o governo quer prender uma terrorista cibernética (Charlize Theron) que tem ligação com o passado de Toretto e com quem ele está aliado por razões misteriosas. Para cumprirem a missão oferecida pelo agente Frank Petty (Kurt Russell), eles terão que trabalhar em parceria com um antigo desafeto, Deckard Shaw (Jason Statham), que acabou atrás das grades ao tentar se vingar de Dom e seus amigos.

A partir de então, “Velozes e furiosos 8” vai carregar ainda mais nas tintas do exagero, com direito a perseguições alucinadas ao redor do mundo, a vilã comandando milhares de carros por controle remoto (com direito a “chuva” de possantes), explosões, carros esportivos mais caros que os orçamentos de alguns países, um tanque e – naquela que promete ser uma das mais inacreditáveis cenas de ação da história da sétima arte – um confronto na região do Ártico com direito a um submarino (!) gigante e mísseis deslizando pela neve.

PUBLICIDADE

Sem medo de rir de si mesmo, por mais ridículas que as situações possam parecer, “Velozes e furiosos 8” volta com um time de atores que souberam entrar na brincadeira. Além dos nomes já citados, participam do longa Dwayne Johnson, Michelle Rodriguez, Ludacris, Tyrese Gibson, Scott Eastwood, Elsa Pataky e até mesmo a grande Helen Mirren, fã confessa da franquia e que já havia participado do longa anterior. Para quem precisar passar 136 minutos de absurdos e escapismo à enésima potência, o retorno da “família” de Dom Toretto promete ser tão mentiroso quanto divertido.

Velozes e furiosos 8
UCI 2 (3D/dub): 20:30 (qua). UCI 3 (3D/leg): 20:00 (qua). UCI 4 (3D/dub): 21:00 (qua). Cinemais Alameda 5 (3D/leg): 21:30 (qua). Cinemais Jardim Norte 4 (3D/leg): 21:30.
Classificação: 14 anos

Sair da versão mobile