A premiação do JF Sabor 2023, que teve como tema “Identidade”, aconteceu na noite desta terça-feira (10). No total, 42 estabelecimentos participaram da versão competitiva desta edição que, ao todo, apresentou 50 receitas ao público durante um mês de festival. Desta vez, era obrigatório o uso ou da cachaça ou do milho ou do café nos pratos apresentados.
No início da cerimônia, a prefeita Margarida Salomão (PT) foi contemplada com um trófeu como forma de agradecimento por parte da organização do concurso. Em seu discurso, ela destacou a importância da gastronomia para a promoção do turismo e da economia.
Os vereadores Laiz Perrut (PT), Sargento Mello Casal (PL) e Marlon Siqueira (PR) também receberam um troféu cada. A vereadora destacou a importância do JF Sabor para movimentar a cena gastronômica da cidade e reforçou seu apoio à iniciativa, afirmando que espera que o JF Sabor cresça ainda mais para mostrar o que Juiz de Fora tem de bom.
Já o vereador Sargento Mello Casal lembrou que foi o propositor da lei que colocou o evento no calendário oficial de eventos da cidade e reiterou a importância de o Poder Público apoiar eventos que movimentam os estabelecimentos da cidade e, em consequência, a economia.
Marlon Siqueira falou sobre a importância do turismo gastronômico para a cidade e afirmou que o JF Sabor contribui para este fator. Ele disse ainda que à medida em que a Câmara e a sociedade civil, como bares e restaurantes, investem em gastronomia, ela se torna um divisor de águas na geração de renda e de emprego.
Vencedores do JF Sabor 2023
Dez categorias foram premiadas. Na cozinha oriental, o prêmio ficou com Japatê, que apresentou o prato Trio Fuji. Já o hambúrguer Top Chicken, do Na Praça, foi considerado o melhor. Na categoria de pizza, a Calabresa Flambada, da Babbo Giabba Pizzeria, ganhou o primeiro lugar. Ravióli de camarão ao molho de limão, do Spoleto Independência Shopping, foi a massa premiada. Já em quitanda, a melhor ficou com o prato Filão de polenta com costela desfiada, do Bom Brasileiro.
No quesito self-service, o Restaurante O Cachorrão foi considerado o melhor, com o prato Virado à Mineira. De sobremesas ou confeitaria, ganhou a FULANINHA, aposta do RARA. Em petiscos e porções, ficou em primeiro lugar o Costelinha Embriagada, do Carminha Grill. E, em prato principal, ganhou o Ossobuco Mineirinho, do Ateliê das Massas.
As bebidas também foram premiadas. E o primeiro lugar em drinks ou coquetéis com cachaça ficou com o Bela Caferina, do Parrilla Bela Vista City. E, além disso, o JF Sabor premiou estabelecimentos que apresentaram proposta diet. A menção honrosa ficou para a Padaria Pralís, que entrou no festival com a sobremesa diet Casadinha Manhosa.
Além do público, 19 profissionais da gastronomia avaliaram os pratos. E, pela primeira vez, os jurados visitaram cada empreendimento participante. Eles avaliaram adequação ao tema e escolha dos ingredientes, criatividade e relevância cultural, harmonia, sabor e temperatura, apresentação e utilização de, pelo menos, um dos ingredientes obrigatórios: milho, café ou cachaça.
JF Sabor 2024
Na cerimônia, a presidente da Abrasel, Francele Galil, anunciou que o tema do JF Sabor 2024 será “O mundo em Minas”, que tem como objetivo valorizar os ícones da gastronomia mineira e as culturas gastronômicas. Os participantes terão que produzir pratos que comentam e traduzem a ideia de como a gastronomia mineira conversa com o mundo. Na próxima edição não haverá ingrediente obrigatório.
Números deste ano
Durante este festival, 8.494 pratos foram comercializados. Estima-se que essa quantidade representa cerca de R$ 500 mil em comercialização direta, levando em conta apenas a comercialização dos pratos. Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/Zona da Mata), responsável pelo evento, no entanto, acredita que a estimativa de faturamento tenha sido cerca de 25% maior, já que o cliente, na maioria das vezes, consome outras coisas, além do prato participante.
Em 90,02% dos estabelecimentos houve aumento de até 20% no número de clientes e no faturamento. 26,8% das casas participantes precisaram fazer, pelo menos, uma contratação para o festival. Já em relação ao delivery, 39% das casas tiveram acréscimo de até 20% no número dos pedidos.
Conheça todos os vencedores
Cozinha oriental:
1º lugar: Trio Fuji, Japatê
Sanduíches/ hambúrgueres:
1º lugar: Top Chicken, Na Praça
2º lugar: Mió Que Tem, Parrilla Bela Vista City
3º lugar: Daki Di JF, Kaká Lanches
Pizza:
1º lugar: Calabresa Flambada, Babbo Giabba Pizzeria
2º lugar: Mineirinha da Barão, Barão Pizzaria
3º lugar: Ouro Negro, Pepper Pizza
Massa:
1º lugar: Ravióli de camarão ao molho de limão, Spoleto Independência Shopping
2º lugar: Talharim Sonely, Ateliê das Massas
Quitanda:
1º lugar: Filão de polenta com costela desfiada, Bom Brasileiro
2º lugar: Casadinha Manhosa, Padaria Pralís
Drinks ou coquetéis com cachaça:
1º lugar: Bela Caferina, Parrilla Bela Vista City
Self-service:
1º lugar: Virado à Mineira, Restaurante O Cachorrão
2º lugar: Polenta Caipira, Recanto das Águas
Sobremesa/ confeitaria:
1º lugar: Tronco de Café, Bom Brasileiro
2º lugar: Tiramissu de mineiro, sô, Sublime Ristorante
3º lugar: Mr. Tuguinhas Gourmet, Mr. Tugas
Petiscos/ porções:
1º lugar: Costelinha Embriagada, Carminha Grill
2º lugar: Escondidinho Mineiro, Aglio’s Costelaria
3º lugar: Angu à Bigodeira, Bigodeira
Prato principal:
1º lugar: Ossobuco Mineirinho, Ateliê das Massas
2º lugar: Alemão de Minas, Taberna Alemã
3º lugar: Las Costilhas das Gerais, Los Mex
LEIA MAIS: Conheça os pratos do JF Sabor 2023