Ícone do site Tribuna de Minas

Bombeiros vetam acesso ao 2º e 3º piso do Central

PUBLICIDADE

Um boletim de ocorrência enviado à UFJF no dia 3 de outubro pelo Corpo de Bombeiros determinou impedimento de acesso ao segundo e terceiro andares do Cine-Theatro Central (que incluem balcão nobre, galeria e camarotes) por tempo indeterminado. De acordo com informações da assessoria de comunicação dos bombeiros, o local foi vistoriado, e as inconformidades com a legislação vigente se referem à altura do guarda-corpo (espécie de parapeito, apoio) no segundo e terceiro pavimento do teatro e ao corrimão das escadas de acesso a tais andares. A corporação afirmou ainda, em nota, que a liberação do espaço está condicionada à utilização apenas do piso térreo.

Em nota, a Imagem Institucional da UFJF afirmou que tão logo foi recebido o boletim de ocorrência, uma reunião foi convocada no gabinete do reitor Marcus David, com a presença da vice-reitora, Girlene Alves da Silva; da pró-reitora de Cultura, Valéria Faria; do diretor do Cine-Theatro Central, Carlos Fernando; da pró-reitora adjunta de Infraestrutura, Janezete Marques; e da equipe de comando do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora. Na publicação, a universidade destacou que está “empenhada em solucionar determinações do Corpo de Bombeiros”, e que parte delas, de cunho técnico, foram imediatamente executadas pela Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), tais como iluminação de emergência e hidrante de recalque, que foram testados na presença dos bombeiros.

PUBLICIDADE

Em relação às adaptações do espaço interno (corrimãos, guarda-corpos e escada de acesso aos banheiros do terceiro piso), com instalação de novos equipamentos ou intervenção nos existentes, a UFJF informou que dependem de autorização do Iphan, pois a edificação é tombada pelo patrimônio histórico. Segundo a universidade, o comando do Corpo de Bombeiros concordou em aguardar um posicionamento do órgão. Em função disto, uma reunião será realizada no próximo dia 18, com um arquiteto do Iphan, e representantes da UFJF e dos bombeiros, na qual serão apresentadas as exigências da corporação. A UFJF informou, ainda, que “está tomando providências junto aos produtores de eventos e espetáculos agendados no sentido de que a restrição do espaço não seja fator impeditivo de realização dos mesmos”, e declarou que espera celeridade nos trâmites de aprovação. Em seu primeiro piso, que inclui plateia A e B, o Cine-Theatro Central possui capacidade para 1.232 espectadores.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile