A banda de punk hardcore Traste se prepara para lançar, nesta semana, o novo EP “Retalhos”, que fica disponível nas plataformas digitais a partir desta sexta-feira (12). Antes disso, no entanto, o público já consegue conferir uma prévia, com o lançamento do clipe da música “Raspa de cipó”, no YouTube. No sábado, já será possível assistir as músicas ao vivo, no show que eles fazem no Alkalina Festival, que acontece na Cervejaria Golem (Avenida Rui Barbosa 482 – Santa Terezinha), a partir das 13h.
A Traste nasceu em Juiz de Fora em 2013, formada, inicialmente, por Guilherme Melich e Felipe Spinelli. Alex Badaró se juntou logo depois para formar o trio. Em 2014, surgiu o primeiro EP, que leva o nome da banda. São quatro músicas, sendo duas delas, “Psycho Carlos” e “Não presto”, com clipe disponível no YouTube. Depois veio “Encardido”, com mais cinco músicas.
Em 2017, mais sete músicas foram gravadas. Ao invés de um EP, eles decidiram compilar os trabalhos já lançados e apresentam um álbum, o “3 em 1”, que contou com mais três clipes disponíveis: “Especialistas”, “Lama” e “Punk da seca”. Foram esses os últimos registro de Alex Badaró na Traste que, em seguida, foi substituído por Victor Polato. Com ele, a banda lançou mais dois EPs: “Entre escambos e escombros” e “Colisão”.
As músicas de “Retalhos” são anteriores a esses dois últimos trabalhos. Elas ficaram na gaveta por cinco anos, já que as gravações aconteceram ainda em 2019. Elas só não foram lançadas antes por um desejo: eles queriam que as músicas “Raspa de cipó” e “Tudo é marketing” ganhassem, junto com o lançamento, videoclipes – o que foi possível fazer neste ano.
“As duas músicas têm um apelo visual forte, a nosso ver, e desde que acabamos de gravar a gente decidiu que só lançaria esse material quando conseguíssemos produzir os clipes da maneira que concebemos. Isso só foi possível agora, em 2024. Levou muito mais tempo do que esperávamos, em parte por conta da pandemia, mas também por questões pessoais. Mas pelo menos agora será lançado”, afirma Guilherme Melich, conhecido como Guina, vocalista da Traste. Enquanto o clipe de “Raspa de cipó” vai ser lançado nesta quinta, o de “Tudo é marketing” já está em desenvolvimento e deve ser apresentando já na sequência do EP “Retalhos”.
Guina ainda justifica o nome escolhido para o EP: “Porque cada faixa traz uma sonoridade diferente. Uma mais metal/crossover, a outra um rock ‘n’ roll frenético e a terceira um puro suco punk rock. Então achamos que tinha algo de colcha de retalhos nesse EP”.
Depois do show em Juiz de Fora, neste sábado, eles partem para lançar o EP em outras cidades. “Esperamos ampliar nosso público com esse material novo, e nossa ideia agora é a de cair na estrada mesmo, tocar em todos os lugares que abram as portas para nós”, conclui Guina.