Ícone do site Tribuna de Minas

Mais um passo

PUBLICIDADE

O prefeito Bruno Siqueira assinará, hoje, a ordem de serviço para a retomada das obras do Teatro Paschoal Carlos Magno, paralisadas há cerca de 30 anos. A oficialização ocorrerá no espaço do teatro, na Rua Gilberto de Alencar – Centro (atrás da Igreja São Sebastião, Parque Halfeld), às 14h30, e terá a presença da diretora de Fomento à Indústria Criativa da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Fernanda Machado. A instituição financiou o projeto, por meio do Governo do Estado de Minas Gerais, com o investimento de R$ 6 milhões.

As intervenções serão realizadas pela Vero Construções e Engenharia, vencedora do processo licitatório realizado em dezembro de 2014, e os trabalhos serão coordenados pela Prefeitura. A conclusão da obra visa a atender a uma antiga demanda da classe artística de Juiz de Fora por um espaço público para as artes. O espaço vinha sendo utilizado como depósito de material cênico da Funalfa.

PUBLICIDADE

Além do teatro com 400 lugares, estão previstos, para o espaço, galeria de arte, anfiteatro, espaço para reuniões e ensaios, bar, entre outros. O projeto foi elaborado pelo arquiteto da Secretaria de Obras da PJF, Leonardo de Paula, com o escritório Skylab Arquitetos e suporte da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

O Teatro Paschoal Carlos Magno começou a ser construído em 26 de fevereiro de 1981. No entanto, problemas estruturais levaram a 30 anos de interrupção da obra. A proposta de construção de um teatro municipal na cidade surgiu durante uma apresentação teatral, tendo na plateia o autor, diretor e produtor Paschoal Carlos Magno, que fez um apelo à Prefeitura na época por mais um espaço apropriado para manifestações artísticas na cidade.

Sair da versão mobile