Ícone do site Tribuna de Minas

Censo do Turismo Mineiro é divulgado

Censo do Turismo Mineiro
Prefeituras das cidades mineiras têm feito cada vez mais projetos com parcerias privadas (Foto: Cecília Itaborahy)
PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) divulgou o Censo do Turismo Mineiro de 2023. A pesquisa é realizada de dois em dois anos e traz os dados atualizados sobre os processos de implementação de políticas públicas voltadas para o turismo no estado. A pesquisa foi realizada durante o processo de certificação dos municípios e Instâncias de Governança Regionais no final do último ano.

Nesta última edição, o levantamento contou com a participação de 679 municípios mineiros. E, de acordo com o Censo do Turismo Mineiro, houve uma ampliação em 29,72% de projetos realizados pelas prefeituras em conjunto com a parceria privada, quando comparado ao ano de 2021.

PUBLICIDADE

Metodologia crescente, apresentada pela pesquisa, é o uso de estratégias de marketing como forma de promoção dos destinos turísticos nas cidades mineiras. Houve um aumento de 28,26% que usam essa fermenta no setor, ainda em comparação a 2021.

PUBLICIDADE

Outro dado importante é que houve um aumento de 13% no número de municípios que têm Plano Municipal de Turismo. Para a Secult, a união das estratégias usadas nos municípios contribuiu para o fortalecimento do turismo em Minas Gerais. Em 2023, essa atividade esteve em destaque no contexto nacional.

Turismo mineiro em alta

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apresentadas também pela Secult, o estado apresentou um crescimento da atividade turística acima de 100% da média nacional, ao longo de mais de 12 meses consecutivos.

PUBLICIDADE

Na pesquisa apresentada ainda, o secretário de cultura e turismo do estado, Leônidas de Oliveira disse que o censo é uma forma de mapear aspectos “que têm contribuído para chegarmos ao atual estágio” em termos de atração turística para o estado. “(O levantamento) nos proporciona fazer um diagnóstico a partir do qual identificamos avanços e pontos a serem melhorados. A promoção dos destinos é essencial para atrair mais turistas e isso se torna viável com planejamento e estratégias bem desenhadas e executadas. O Censo do Turismo Mineiro 2023 nos mostra a evolução de boas práticas e aponta a direção para seguirmos fomentando a expansão da atividade turística do estado.”

Sair da versão mobile