Ícone do site Tribuna de Minas

Editais para seleção de projetos de música são alterados

PUBLICIDADE

Os editais referentes aos projetos “Samba do Ministro” e “Circuito Música da Cidade” sofreram algumas adequações e foram republicados pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), ambos com inscrições abertas gratuitamente até 23 deste mês. Os editais são direcionados a artistas, grupos e bandas locais e vão fornecer auxílio financeiro (R$ 5 mil cada) para realização de apresentações musicais em Juiz de Fora, no período de 1º de maio e 30 de setembro. Podem ser selecionadas seis propostas no projeto “Samba do Ministro” e até dez, no “Circuito Música da Cidade”.

No caso do “Samba do Ministro”, o novo edital especifica que cada pessoa, residente na cidade e com mais de 18 anos, poderá apresentar somente uma proposta. Outra modificação refere-se ao repertório, que deverá conter, prioritariamente, obras de Ministrinho e parceiros, bem como obras de outros compositores locais, não sendo vedada a inclusão de sambas tradicionais que dialoguem com a obra do homenageado ou com o repertório como um todo. Na versão anterior, o edital previa que, pelo menos, metade das músicas fosse de Ministrinho, o que foi alterado.

PUBLICIDADE

A revisão no edital incluiu também a determinação de que as apresentações dos músicos e bandas selecionados sejam gratuitas e comecem rigorosamente no horário marcado. Em caso de realização em logradouros públicos, a apresentação não poderá ultrapassar o horário de 22h.

PUBLICIDADE

Com relação ao edital do “Circuito Música da Cidade”, a única modificação foi a inclusão da gratuidade obrigatória nas apresentações selecionadas. Os dois projetos visam a promover a atividade musical no município, incentivar o intercâmbio entre artistas da cidade, destacar e divulgar novos talentos, valorizar a produção local, estimular novas linguagens musicais, incentivar as manifestações culturais de Juiz de Fora, ampliar o acesso do cidadão aos bens culturais.

As ações são promovidas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Funalfa, em convênios com o Ministério da Cultura/Secretaria de Políticas Culturais, estabelecidos a partir de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão.

PUBLICIDADE

Os interessados em participar devem ler os editais na íntegra, preencher a respectiva ficha de inscrição e entregá-la, com toda a documentação exigida, no Setor de Expediente da Funalfa (Avenida Barão do Rio Branco, 2.234 – Centro). O atendimento acontece das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

Sair da versão mobile