
Depois de arrancar sorrisos de crianças (as de fato e as que habitam nosso interior) de Juiz de Fora região, o Palhaço Rosquinha alça voos (ou piruetas, ou malabarismos) ainda mais altos (e com cara de repeteco). Pela terceira vez, o artista Valdir Alves, que dá vida ao personagem, vai ao Festival de Teatro de Curitiba, considerado o maior do país, levando o espetáculo “Mágicas e tonteiras”, que integrou a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança deste ano, com apresentação no Teatro Paschoal Carlos Magno. “Criei um roteiro que tem muitas rotinas clássicas de palhaçaria e que narra um palhaço fazendo ‘bico’ de faxineiro. O palco começa com ele limpando, tirando a sujeira e, quando ele percebe que tem público, começa a mostrar suas habilidades circenses: malabarismo, acrobacia, e depois começa com as mágicas, fingindo estar fazendo um show de mágicas enquanto ‘faxina’ o lugar”, explica Rosquinha.
Palhaço há 15 anos, Valdir cunhou o termo autoexplicativo “palhágico” para nomear sua performance, e a montagem que vai para Curitiba tem exatamente esta mescla de linguagens artísticas. “Estou indo pela terceira vez ao festival, é uma satisfação enorme, claro, além de uma oportunidade de expor meu trabalho nacionalmente e até para estrangeiros que prestigiam o evento, tamanho é o seu porte.” Para ajudar a custear a realização do espetáculo em Curitiba, o artista juiz-forano criou uma vaquinha virtual, que pode ser acessada no link. “Não tenho qualquer tipo de subsídio, é tudo por conta dos artistas: passagens, hotel, o transporte dos itens do espetáculo, por isso resolvi pedir apoio para levar a peça para o festival.”

