Ícone do site Tribuna de Minas

Alunos da Escola Estadual Delfim Moreira lançam livro e mostra

As estações 2019 Yssis Otoni Dutra da Silva Papel Canson tinta e caneta nanquim
“As estações”, Yssis Otoni Dutra da Silva (Papel Canson, tinta e caneta nanquim /210mm x 297mm) (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Em sala de aula, a professora de história Aparecida Tavares retratou mitos gregos. Na Escola Estadual Delfim Moreira, os estudantes demonstraram interesse, e a mestra teve a ideia de propor a confecção de um livro cenário sobre os mitos. Convidou, então, a professora de português, Lidiane Bastos, e, juntas, mobilizaram alguns dos alunos. “Fizemos os encontros nos contraturnos, no sexto horário ou no horário da tarde, a escrita coletiva do texto, e também ilustrações coletivas”, recorda-se Aparecida, que pouco a pouco viu a atividade escolar ganhar contornos profissionais. “A ideia foi tomando proporções maiores. A professora de inglês Viviane de Aquino entrou no projeto, contratamos uma editora de São Paulo e decidimos publicar o livro”, conta, orgulhosa, a professora com “O mito das estações” já nas mãos. Estudantes e professoras lançam o trabalho nesta terça (10), às 18h, no Fórum da Cultura, ao lado da escola. Na galeria do espaço cultural, o grupo também inaugura a exposição com os desenhos da publicação.

Uma aluna, portadora de deficiência auditiva, dispôs-se a fazer a tradução em libras do livro, que estará on-line. Na feira literária do Delfim Moreira este ano, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, que transpuseram o conteúdo dos mitos para outra linguagem, facilitando a leitura para alunos do 6º ano do Fundamental, viram o mesmo material ser encenado, em outra e inventiva releitura. “Queremos valorizar os talentos. Temos alunos que já mostraram interesse em ilustrar. Porque não valorizar a arte, o desenho, a escrita? Mostramos, assim, que é possível viver da arte”, defende a professora, reforçando a noção já expressa no nome do projeto: “Somos autores… Somos o que quisermos ser!”.

PUBLICIDADE
“Verão sem fim”, Amanda Maria Severino de Andreza (Papel Canson, lápis de cor e caneta nanquim /210mm x 297mm)  (Foto: Divulgação)
“Submundo”, Vítor Hugo de Oliveira da Cunha (Papel Canson, aquarela e caneta nanquim /210mm x 297 mm)  (Foto: Divulgação)

Logo no início de 2019, Aparecida viu outro grande projeto tomar forma na Delfim Moreira. Tendo as fakes news como tema, os alunos do 1º ano do Ensino Médio elaboraram charges, que compuseram uma cartilha distribuída on-line e nas ruas. “Esses projetos têm uma resposta muito legal. Esse projeto agora (dos mitos gregos) foi crescendo, crescendo e não valeu ponto algum. Eles participaram por interesse verdadeiro”, pontua a professora, ressaltando o desejo de manter a atividade nos próximos dois anos, quando a turma continuará na escola. A expectativa é que outros dois livros sejam lançados. “Mais alunos já mostraram interesse”, comemora Aparecida.

PUBLICIDADE

O mito das estações
Lançamento do livro e abertura da exposição nesta terça (10), às 18h. Visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, no Forum da Cultura (Rua Santo Antônio 1.112 – Centro). Até 13 de dezembro

Sair da versão mobile